Bem-Estar > Dia a Dia

Como tirar mancha de batom: conheça 4 truques que funcionam

Por Redação Fortíssima 25/02/2016

A maioria das mulheres adora colorir os lábios, seja com cores intensas ou mais discretas. O problema é quando o produto encosta onde não devia e estraga suas roupas. Nessas horas, saber como tirar mancha de batom pode fazer a diferença.

Há vários métodos disponíveis e a maioria deles pode aplicado no conforto da sua própria casa, sem a necessidade de ir em busca de ajuda especializada. Quer aprender?

Problema com a remoção de batom

O batom pode conter dezenas de ingredientes e eles geralmente caem em algumas categorias básicas: óleos, ceras e pigmentos. Justamente por isso, são capazes de causar diferentes tipos de manchas, sendo que cada uma delas precisa de tipos de produtos de limpeza específicos.

Para piorar a situação, muitas manchas não são notadas imediatamente. Isso significa que, com o tempo, ela se torna ainda mais difícil de remover. Assim como acontece em qualquer situação em que alguma substância cai em uma peça de roupa, a regra limpar o quanto antes.

É necessário ainda identificar o tipo de tecido que foi manchado. Considere o fato de que batons são mais facilmente removidos de alguns tipos de do que outros, principalmente em razão das fibras presentes.

Por exemplo, a remoção de manchas de batom de tecidos de algodão e elastano é muito mais fácil do que de couro, camurça ou pele – que exigem alguns cuidados extras. É sempre aconselhável verificar a etiqueta e testar produtos de limpeza em uma área escondida. Isso previne que, caso eles não funcionem, aumentem o problema.

como tirar mancha de batom

Batom vermelho em tecido branco é desespero na certa. Foto: iStock, Getty Images

Dicas e truques de como tirar mancha de batom

Antes de aprender como tirar mancha de batom, o melhor é isolar a área afetada e secar para remover o excesso de cera e óleos. Tenha cuidado para não esfregar e espalhar. Outra medida é aplicar um pedaço de fita adesiva e, em seguida, retirá-lo cuidadosamente. A partir daí você pode tentar algum desses quatro truques:

  • Álcool

Comece com o álcool, que costuma funcionar bem. Não esfregue ou você vai espalhar a marca. Basta usar pano limpo e branco e umedecê-lo com álcool. Em seguida, seque a mancha de batom e ela provavelmente irá desaparecer

  • Detergente líquido

Outra forma de remover uma mancha de batom é usar um detergente líquido neutro, formulado para combater a gordura. Para esse método de remoção, aplique sobre na área um pouco do produto e deixe agir por cerca de dez minutos. Delicadamente, passe uma esponja, sempre de fora para dentro

  • Amônia

Use um cotonete umedecido com amônia sobre a mancha. Uma vez que a mancha começar a desaparecer, lave a peça à mão, em água morna e com sabão

  • Spray de cabelo

Esse é um velho truque usado por mulheres (e homens) por anos. Basta aplicar o spray na mancha e deixar descansar por cerca de dez a 15 minutos. Na maioria dos casos, um pano limpo umedecido com água morna é tudo que você precisa para limpar o tecido.

E você, tem outra técnica para tirar mancha de batom? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!