Dieta

Fricassé de frango: aposte nas vantagens de uma receita light

Por Redação Doutíssima 02/10/2015

Com nome e receita de origem francesa, o fricassé de frango (ou estrogonofe de frango) não precisa ser cortado da dieta. Basta fazer algumas substituições de ingredientes e pronto: o prato ganha uma versão light, menos calórica e ainda assim deliciosa.

Geralmente, as receitas mais comuns utilizam manteiga, caldo de frango, molho inglês, creme de leite e até mesmo catchup junto do extrato de tomate. Mas, ao trocar esses ingredientes por azeite de oliva, tempero caseiro, iogurte natural desnatado e requeijão light, o prato perde calorias.

fricasse de frango - doutissima - iStock

Frango desfiado é o principal ingrediente desse prato que traz benefícios na versão light. Foto: iStock, Getty Images

Optar pelo fricassé de frango light pode lhe trazer mais benefícios que você imagina. Segundo uma pesquisa realizada na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo, a ingestão excessiva de carne vermelha aumenta as chances do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, além do câncer de cólon e reto.

A carne bovina pode até ser rica em proteínas e nutrientes, entretanto, seu consumo diário não deve ultrapassar as 100 gramas, quantidade recomendada pelo Ministério da Saúde. Para não exagerar, diminua suas porções e opte por carnes brancas, como frango e peixe, sempre que possível.

Receita light de fricassé de frango

Ingredientes:

3 peitos de frango

1 cebola ralada

1 colher de azeite virgem

1 colher de tempero caseiro feito com alho, ervas aromáticas e 1 pitada de sal

1 colher de sobremesa de pimenta

2 colheres de sopa de cebolinha picada

1 lata de milho verde

1 pote de iogurte natural desnatado

1 lata pequena de extrato de tomate

1/2 copo de requeijão cremoso light

 

Modo de preparo:

Aqueça o azeite e doure a cebola em uma panela. Cozinhe o frango e em seguida adicione o tempero caseiro, a cebolinha e a pimenta. Refogue tudo e quando o frango esfriar, desfie a carne. Coloque-o novamente em uma panela e adicione o milho verde e o extrato de tomate.

Quando a mistura ferver, desligue o fogo e misture com o iogurte. Para servir, monte o fricassé de frango em refratário, colocando primeiro o frango, depois o requeijão light, repetindo o processo até atingir a borda do recipiente.

Preaqueça o forno em 180°C e leve o prato ao fogo por 15 minutos, apenas para gratinar. Essa receita rende cerca de oito porções.

Acompanhamentos light

Ideal para almoços e jantares, o fricassé de frango light pode ser acompanhado com arroz integral e uma salada diferente. A seguir, confira a receita da salada Caprese.

Receita de salada Caprese

Ingredientes:

500g de muçarela de búfala

5 tomates

6 folhas de manjericão

Azeite de oliva a gosto

Sal a gosto

Molho pesto a gosto

Modo de preparo: 

Comece cortando a muçarela em fatias. Coloque em uma tigela, tempere com sal, regue com um fio de azeite, misture delicadamente e reserve. Corte os tomates nas mesmas proporções do queijo e use um escorredor de macarrão para temperar com sal.

Misture e deixe escorrendo. Para servir a salada, faça uma pilha alternado quatro fatias de tomate com quatro fatias do queijo em cada prato. Entre as fatias, espalhe o molho pesto. Utilize as folhas de manjericão para decorar e sirva em seguida.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!