Amor e Sexo

Dormir junto: veja regras para o bem-estar dos dois

Por Redação Doutíssima 26/02/2015

Dormir junto faz bem à saúde. E a palavra é dos cientistas. Conforme pesquisa publicada em 2014 no The Wall Street Journal, dormir acompanhada na mesma cama fornece uma infinidade de benefícios para a saúde.

Além disso, ainda segundo cientistas, dormir ao lado de um parceiro é uma das razões que explicam o porquê de pessoas em relacionamentos íntimos apresentarem uma saúde melhor do que a dos solteiros.

dormir junto

As posições escolhidas pelo casal na hora de dormir dizem muito sobre a relação. Foto: iStock, Getty Images

Dormir junto faz bem para a saúde

A pesquisa também mostra que mulheres com relacionamento estável caem no sono mais rápido e acordam menos vezes durante a noite do que mulheres solteiras.

Explicando melhor: segundo os cientistas, dormir junto reduz as citocinas envolvidas na inflamação, e aumenta a oxitocina, ou o famoso hormônio do amor, que, além de aliviar a ansiedade é, coincidentemente, produzida na mesma parte do cérebro responsável pela parte do sono chamada vigília.

E na hora de dormir junto, podem haver cuidados para que o sono seja confortável, entretanto, não há uma regra geral, uma vez que nos mexemos muito durante o sono. Quando a ansiedade tomar conta de você, antes de uma grande prova, apresentação, ou qualquer situação delicada em sua vida, por exemplo, não pense duas vezes.

Chame seu parceiro ou parceira para dormir junto com você e certamente ficará mais fácil controlar os nervos no dia seguinte.

Outro  item da pesquisa apurou que , se quiser aumentar a satisfação na relação do casal, você e seu parceiro devem dormir sem roupas. É isso aí. Dormir junto, e pelados constrói um senso de proximidade e intimidade, e estes fatores são extremamente importantes para fortalecer o relacionamento.

O que dizem as posições ao dormir junto

Já segundo especialistas da psicologia, as posições de dormir junto dos casais são reveladoras de detalhes da relação. Segundo eles, durante o sono ninguém pode ter uma linguagem corporal falsa. Isso faz com que os casais assumam maneiras habituais de dormir juntos conforme suas personalidades e preferencias pessoais.

Entre as teses destes especialistas estão várias posições e suas explicações. Casais onde o homem domina quase toda a cama mostram um homem que precisa se sentir dominante. Demonstram um parceiro seguro e que gosta de estar certo.

Já quando é ela que domina a cama, significa uma mulher que manda na relação, com um homem no papel coadjuvante. Ela é dominante, segura e gosta de estar sempre certa. A mulher deitada com a cabeça e braço no peito do homem revela a proximidade. Representa um amor vivo.

Dormir junto com pernas entrelaçadas significa casais com a paixão viva e que querem estar sempre juntos. Dormir de conchinha com a mulher abraçando o homem é sinal de parceira de iniciativa e protetora. É típico de mulheres com instinto materno forte.

Conchinha com o homem abraçando a mulher é uma das mais tradicionais posições dos casais, especialmente nos primeiros anos do relacionamento. Evidencia a força da sexualidade e significa sensação de segurança e proteção do homem com sua parceira.

 

Rosto com rosto evidencia necessidade de contato entre os casais, enquanto bumbum com bumbum encostados representa que o casal é confortável e descontraído. São independentes o suficiente para dormir separadamente. Cada uma aceita os hábitos de sono do outro.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!