Sexualidade

Estudo diz que dividir tarefas domésticas melhora a vida sexual

Por Redação Doutíssima 17/09/2015

Talvez os parceiros que desejam melhorar a vida sexual devem mudar a forma como dividem as tarefas domésticas. Os casais que dividem as tarefas da casa e os cuidados com os filhos têm melhores relacionamentos e uma vida sexual mais ativa, segundo um novo estudo. Por isso, esqueça rosas e bombons, é hora de pegar a vassoura ou trocar algumas fraldas.

 

Divisão das tarefas domésticas = mais sexo

Há alguns anos, a dica para melhorar a vida sexual era acabar com a divisão de tarefas em casa. Um estudo de 2012 analisou justamente essa relação entre a frequência de sexo e a divisão do trabalho doméstico. 

 

Nessa pesquisa, os homens relataram uma frequência menor quando participavam das tarefas do lar – cozinhar e lavar a louça, por exemplo – e maior quando se preocupavam apenas em pagar contas ou ajeitar o jardim.

tarefas domesticas

Companheirismo ao realizar as atividades domésticas evita sobrecarregar um dos parceiros. Foto: iStock, Getty Images

Pois bem, um novo estudo da Universidade Estadual da Geórgia colocou essa teoria por água abaixo. Os pesquisadores descobriram que homens que dividem igualmente com suas parceiras as tarefas domésticas e a responsabilidade com filhos têm mais satisfação no relacionamento e na vida sexual.

 

Esse levantamento foi apresentado na reunião anual da American Sociological Association, e usou dados obtidos através de respostas de mais de 900 casais heterossexuais. Descobriu-se que quando as mulheres eram as principais responsáveis pelos cuidados do lar ou dos filhos, tanto elas quanto os homens indicaram pouca atividade sexual no relacionamento.

 

Foi nesse sentido também uma outra pesquisa, realizada pela Universidade de Cornell. Ela indica que casais que compartilham o trabalho doméstico têm relações sexuais mais frequentes e satisfatórias do que outros casais. O problema é que os dados mostraram que apenas três em cada dez dos casais pesquisados realmente faziam uma divisão igual desse trabalho.

 

Como dividir as tarefas domésticas

A divisão das tarefas domésticas pode variar de casal para casal, já que isso depende da rotina de cada um. O fato é que o homem é capaz de ajudar, seja em pequenas tarefas ou até mesmo na divisão total dos afazeres da casa. Afinal, muitas mulheres trabalham fora e ainda conseguem manter o lar em ordem.

 

Se você quer colocar o marido para ajudar em casa, algumas dicas podem ajudar:

 

1. Converse com ele

tarefas domesticas

Para evitar que um dos companheiros seja sobrecarregado, é preciso que exista comunicação. Foto: iStock, Getty Images

Se você acha que ele ajuda pouco em casa e não sobra tempo para fazer outras coisas, procure conversar com ele sobre o assunto e diga como a sobrecarga de tarefas domésticas afeta sua vida.

 

2. Deixe-o escolher

tarefas domesticas

Uma forma de conseguir dividir as tarefas em casa é perguntar o que a pessoa prefere fazer. Foto: iStock, Getty Images

Talvez ele deteste lavar louça, mas não veja problemas em secá-las. Deixe-o escolher algumas tarefas da casa, que assim ele conseguirá seguir com mais rigor o que for proposto.

 

3. Não critique

tarefas domesticas

Quando pedir para o companheiro fazer alguma tarefa doméstica, evite comentários negativos. Foto: iStock, Getty Images

Nem sempre ele vai fazer uma tarefa como você faria, mas isso não quer dizer que isso esteja errado, apenas é uma forma diferente da sua. Por isso, não o critique.

 

4. Peça ajuda

tarefas domesticas

Para que se consiga ajuda para cuidar do bebê, por exemplo, é preciso que exista comunicação. Foto: iStock, Getty Images

Nada adianta dizer que o marido não ajuda se esse suporte não é solicitado. Muitas vezes, você pensa que ele não cuida do bebê, mas também nunca deu oportunidade para que ele faça isso. É uma boa hora para mudar a situação.

Peça ajuda e diga como ele vai agir nessa tarefa. Estimule-o, dizendo que trocar fraldas ou arrumar a bagunça das crianças vai permitir mais tempo a sós no quarto.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!