Bem-Estar > Qualidade de vida

Pessoas com deficiência visual buscam acessibilidade virtual

Por Redação Fortíssima 13/12/2015

Computadores, sites e softwares estão sempre buscando melhorar sua utilização por parte dos consumidores. Acontece que para quem possui problemas de visão ainda há vários obstáculos relativos à acessibilidade – principalmente em razão do esquema de cores de páginas na web.

Em 13 de dezembro é celebrado o Dia dos Portadores de Deficiência Visual, excelente oportunidade para que esse interessante tema venha a ser debatido pela sociedade.

acessibilidade para deficientes visuais

Muitas pessoas com deficiência ainda enfrentam dificuldades na acessibilidade. Foto: iStock Getty Images.

Acessibilidade virtual para pessoas com deficiência visual

Parece impossível nos dias de hoje imaginar um mundo sem internet. Ocorre que pessoas com deficiência muitas vezes encontram-se excluídas dessa realidade, já que enfrentam problemas para visualizar tela e utilizar mouse ou teclado, por exemplo.

De acordo com as estimativas do Relatório Mundial sobre Deficiência, produzido em conjunto por OMS e Banco Mundial, 20% das pessoas mais pobres do mundo possuem algum tipo de deficiência e ocupam os setores mais marginalizados e desfavorecidos da sociedade.

Não bastasse a discriminação rotineira, essas pessoas parecem também ser alvo de distinção no mercado de trabalho. Dados indicam que para elas as taxas de desemprego atingem 80%, inclusive na faixa etária de trabalho.

Felizmente há inovações e soluções tecnológicas que vêm tornando possível capacitação, inclusão e participação social delas através de acesso a conhecimento e informação. Atualmente muitas tecnologias assistidas permitem que pessoas com deficiência utilizem produtos e serviços com usuários que não as têm.

Quando se trata de pessoas cegas e portadoras de deficiências visuais, enxergar os dados nem sempre é possível. Há soluções disponíveis para elas, feitas através de áudio, alto contraste e ampliação – e normalmente contidas em hardware ou software.

O Braille Display é um dispositivo eletromecânico que funciona como leitor de tela. Ele permite ser usado em conjunto com sintetizadores de voz ou sozinho, permitindo a usuários ouvir o conteúdo web.

Há também os ampliadores de tela, usados por pessoas que têm a visão reduzida. Eles permitem que usuários com baixa visão façam zoom em pequenas porções da tela e aumentem o conteúdo para que sejam capazes de lê-lo claramente.

Uma outra solução são os marcadores táteis. Eles possibilitam que as pessoas se orientem no teclado através de um ponto em relevo no número 5 para navegação. Além de sinais sonoros, podem indicar situações como bateria fraca, chamada em espera ou não atendidas.

Brasil tem 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual

Segundo o Censo 2010 feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 6,5 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência visual. Porém, vale dizer que nem todas as deficiências visuais são idênticas.

O olho tem diferentes partes que trabalham em conjunto para criar o sentido da visão – e quando uma delas não funciona adequadamente, a visão é prejudicada.

A maioria das pessoas está familiarizada com deficiências visuais como cegueira, miopia e hipermetropia. Há também outras como catarata congênita (a lente do olho é turva), rinite pigmentosa (destrói lentamente a retina) ou insuficiência do córtex visual (dano à parte do cérebro relacionada com a visão). Além delas, existem ainda inúmeras outras doenças oculares capazes de causar deficiência visual.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!