Cabelos

Aprenda 4 dicas para assumir o seu cabelo natural de vez

Por Redação Fortíssima 29/01/2016

Recuperar o cabelo natural é uma tarefa desafiadora, mas que vale a pena para quem deseja se libertar das químicas. Apesar do processo exigir força de vontade e muita hidratação, é possível recuperar a estrutura original das madeixas, mas os cuidados são intensos.

Sheron Menezes faz questão de mostrar o seu cabelo natural. Foto: Instagram, Reprodução

Sheron Menezes faz questão de mostrar o seu cabelo natural. Foto: Instagram, Reprodução

Dicas para aderir à transição capilar

O processo de recuperação do cabelo natural tem um nome: transição capilar. Trata-se do período necessário para livrar as madeixas da química e retomar a textura original dos fios, sejam eles crespos, ondulados ou cacheados.

Para começar a transição e garantir que os cabelos continuem a crescer de maneira forte e saudável, veja algumas dicas da hairstylist Eduarda Rodrigues, do Eduarda Rodrigues Studio Hair & SPA:

  • Corte

Ele é fundamental para começar a transição capilar. O corte mais radical, conhecido como big chopp, consiste em retirar toda parte do cabelo com química, diminuindo consideravelmente o comprimento. Mas ele não é a única alternativa: também é possível cortar aos poucos as mechas com química, de maneira menos intensa.

  • Alimentação

A alimentação é outro ponto relevante no processo. Para que os fios novos cresçam mais rapidamente, é importante manter uma dieta balanceada e incluir frutas, verduras e legumes no cardápio.

  • Hidratação

Durante o processo, a recomendação é beber bastante água para favorecer o crescimento dos fios e também aplicar máscaras nutritivas no cabelo para reforçar sua vitalidade em um período menor.

  • Texturização

Os novos cabelos que começam a surgir depois da transição, chamados de scab hair, são frágeis e podem precisar crescer mais até atingir sua forma 100% natural. Nesta etapa, texturizar as mechas vai ajudar na definição dos cachos.

Penteados para assumir o cabelo natural

Enquanto os fios voltam a crescer, é interessante ficar de olho em alguns penteados estilosos para facilitar a espera. Atrizes como Sheron Menezzes, Taís Araújo, Lucy Ramos e Juliana Alves são verdadeiras fontes de inspiração nesse quesito, especialmente para quem está se preparando para assumir novamente o cabelo natural.

Algumas produções já desfiladas por elas incluem coques rosquinha, rabos de cavalo altos e volumosos, tranças grandes e pequenas e looks incrementados com lenços e bandanas. O próprio visual solto e onduloso fica lindo e pode ser feito com o auxílio de um difusor ou leave-in, para destacar mais os cachos.

Durante a transição capilar, quando os fios ainda não estão totalmente definidos, a dica é usar os próprios dedos para modelar. Basta aplicar o produto certo e amassar com suavidade as pontas, de baixo para cima. Simples e prático.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!