Beleza > Cabelos

Queda de cabelo? Conheça produtos naturais para amenizar o problema

Por Francine Costanti 08/04/2019

Perder alguns fios de cabelo diariamente é normal – isso faz parte do ciclo de substituição dos pelos do corpo. Mas se você sente que seus cabelos estão caindo em excesso, o primeiro passo é procurar um dermatologista para avaliar seu couro cabeludo. Ele poderá investigar as causas do problema e indicar o melhor tratamento.

“Muitos fatores influenciam na queda dos fios e o principal é o estresse. O cabelo pode cair por até 6 meses após um evento traumatizante, como cirurgias, internação, demissão do emprego, entre outros. Além disso, a queda de cabelo pode estar relacionada à deficiência de certas vitaminas e sais minerais, algumas infecções, doenças da tireoide, desregulação hormonal, anemia ou fatores genéticos”, explica o dermatologista Guilherme Kenji Ito.

Com a crescente oferta de produtos naturais para combater a queda de cabelo, conversamos com o especialista para que ele tirasse algumas dúvidas sobre o assunto.

alopecias

Estresse é considerado um dos principais fatores para a queda de cabelo. Foto: iStock

Produtos naturais podem realmente ajudar a conter a queda de cabelo?

Alguns produtos naturais são conhecidos como soluções úteis para quem está perdendo muitos fios. Mas é preciso atenção, já que muitos deles não têm eficácia cientificamente comprovada.

Além disso, o primeiro passo é descobrir o porquê da queda de cabelo e, depois disso, iniciar o tratamento correto para cada causa. Por exemplo, se a queda de cabelo for devido a uma infecção, pouco vai ajudar o uso de vitaminas. O mais importante é iniciar medicações para combater a infecção.

Finasterida: entenda sua eficácia contra a queda de cabelos

Dr. Guilherme ressalta que, especialmente no Brasil, onde há uma enorme variedade de ervas e plantas, é necessário ter precaução e saber exatamente o que cada um deles pode causar nos cabelos: “Hoje em dia, existem inúmeras opções de produtos naturais que prometem tratar a queda de cabelos. Quem não tem uma amiga, avó ou vizinha que fala para usar tal coisa que ajuda o cabelo crescer? É preciso lembrar que existem muitos estudos nesse segmento, porém são estudos pequenos e, na maioria das vezes, não são suficientes para comprovar a sua eficácia”.

Produtos naturais indicados para combater a queda dos fios

Dr. Guilherme conta que a maioria dos alimentos que já consumimos no dia a dia podem diminuir a queda de cabelo: “Atualmente, as substâncias mais estudadas são os aminoácidos (principalmente cisteína e lisina), biotina, vitamina D e zinco. Fontes ricas em aminoácidos incluem os alimentos ricos em proteínas (como carnes, aves, ovos, peixes), produtos lácteos e vegetais (como semente de girassol, nozes e soja)”.

A biotina é encontrada principalmente em órgãos de animais, como fígado e rins, e em alimentos como gema de ovo, cereais integrais e nozes. A vitamina D vem principalmente de produtos lácteos e frutos do mar. O zinco, por sua vez, pode ser encontrado em ostras, camarão, carne de vaca, frango, peixe, fígado, gérmen de trigo, grãos integrais, castanhas, cereais, legumes e tubérculos.

“Outras substâncias que estão sendo estudadas são cafeína, gel de alho, açafrão, melatonina, proteínas marinhas, cebola, flavonoides, óleo de semente de abóbora, entre outros. Em resumo, é uma área que está em constante evolução”, completa o dermatologista.

Queda de cabelo feminino pode ser combatida. Veja como

No entanto, o especialista alerta para o fato de que, embora existam estudos, eles ainda não são suficientes para comprovar a eficácia real desses produtos. Por isso, nunca deixe de procurar seu médico de confiança para indicar o melhor tratamento para você!