Moda

Preste atenção nos detalhes na hora de comprar em brechó

Por Redação Doutíssima 09/07/2015

Peças únicas – com qualidade e estilo de alguma década passada – e consumo consciente você encontra em um só lugar: o brechó. Caracterizada pela revenda de peças que já não fazem mais parte do estilo pessoal de alguém, a loja com produtos vintage tem muito apelo para as mulheres mais fashionistas.

 

Vantagens de comprar em brechó

A professora universitária e consultora de moda, Juliana Zanettini, diz que as maiores vantagens são o preço e a exclusividade. Ao contrário da onda das fast fashions, que produzem as peças em massa para poder vendê-las a um preço razoável, o brechó oferece opções únicas ou em pouquíssimas quantidades.

brecho

Ao comprar em lojas de produtos vintage é preciso observar a qualidade da peça. Foto: iStock, Getty Images

Para encontrar roupas dentro do seu estilo, a dica da especialista é ir na fonte certa. “Sugiro que busque por estilo e categorias de produtos”, ressalta. Ela afirma que a maioria das lojas desse estilo busca atingir um consumidor específico, oferecendo uma variedade de produtos dentro desse perfil.

Outra dica muito importante é sobre o recebimento de novas mercadorias no brechó. “Se informar sobre quais são os dias que a loja é renovada também é válido. Muitas são abastecidas em dias pré-estabelecidos da semana”, diz. A vantagem está em aproveitar uma gama maior de opções antes que outros compradores levem as peças.

Em caso de brechó online, Juliana recomenda verificar, antes de comprar, a reputação do vendedor e os meios de pagamento. Assim, fica garantido o sucesso na transação.

Cuidados antes das compras em brechó

Juliana lista alguns cuidados que merecem atenção na hora de comprar em brechó:

1. Deixe a emoção de lado

O primeiro cuidado é não se deixar levar pela emoção. Essas lojas vendem produtos muito baratos, e o consumidor pode acabar comprando por impulso algo que futuramente não irá lhe agradar. Assim, acabará ocupando espaço no guarda-roupas. Vale experimentar antes de levar para casa.

2. Observe a qualidade do produto

Atenção também para os sinais de desgaste. Manchas no corpo da peça ou nas cavas, ferrugem e costuras arrebentadas são sinais de depreciação que por vezes podem passar despercebidos.

3. Se for comprar para reformar a peça, tenha cuidado

Cuidado com a compra de produtos com a finalidade de reforma. Couro, por exemplo, é um material de difícil maleabilidade e ajuste. Levar a peça comprada na costureira para trocar um zíper ou ajustar uma pence pode acabar saindo muito caro.

4. Tenha cuidado com itens problemáticos

 

Conforme Juliana, alguns itens como calçados e calças jeans são, por vezes, problemáticos, pois podem ter se adaptado ao corpo do antigo usuário.

O consumo consciente

Comprar nesse tipo de loja é uma forma de consumo consciente e ético. Em vez de comprar peças novas, feitas em fábricas com condições de trabalho desconhecidas, você reutiliza aquilo que já foi produzido há alguns anos, mas que ainda se encontra em bom estado.

É uma espécie de reciclagem, mas com muito mais glamour. A estratégia funciona muito bem para incentivar o comércio local, e as peças encontradas ainda ganham serventia.

Outra vantagem é que produtos químicos prejudicais à natureza presentes em muitos processos de produção de tecidos perdem espaço.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!