Dia a Dia

Faça você mesma: confira ideias para decorar gastando pouco

Por Redação Fortíssima 05/01/2016

A decoração é a alma da casa. Ela traduz a personalidade de seus moradores e proporciona aconchego e conforto ao lar. Mas nem sempre os detalhes saem baratos para o bolso. A boa notícia é que decorar gastando pouco é possível. A solução consiste em investir pesado na criatividade e no toque manual.

De acordo com as arquitetas Lilian Arevalo e Viviane Tomazini, é perfeitamente simples repaginar a decoração sem gastar muito, usando peças-chave. “O segredo é se inspirar em elementos da estação e investir nas pequenas mudanças. Com os objetos certos a decoração pode ganhar efeitos novos e surpreendentes”, revela a dupla.

decorar gastando pouco-doutissima-shutterstock

Decoração traduz a personalidade de seus moradores e proporciona aconchego e conforto. Foto: iStock, Getty Images

Dicas para decorar gastando pouco

Para não se perder na decoração, vale a pena conferir opções básicas para dar um update em espaços da casa. Veja abaixo, algumas sugestões apresentadas pelas arquitetas:

  • Sofá

Nas salas, que são o cartão de visita da casa, pode-se começar pelos estofados. Se estiver na hora de trocar o tecido, a dica é dar preferência ao suede ou veludo, que têm toque agradável e provocam a sensação de aconchego.

Quem deseja gastar menos pode optar por capas de sofás, que são práticas, confortáveis e eficientes para renovar o visual do ambiente. Lilian recomenda peças de cores claras ou tecidos crus, como linhão ou a sarja.

  • Almofadas

Para dar uma atualizada no ambiente, a troca de almofadas ou apenas das capas já faz toda a diferença. As arquitetas indicam peças em veludo liso ou cotelê. Para deixar o espaço com a cara do verão, estampas florais ou listras em cores também caem bem.

  • Tapetes

Outra solução que traz aconchego para qualquer ambiente é o tapete. Há uma enorme gama de tramas, fios e materiais como, lã, couro e até mesmo a folha de bananeira disponíveis. De acordo com as decoradoras, eles podem ser utilizados inclusive nas varandas que se integram às salas.

  • Poltronas

Poltronas com estilo de época são sempre bem-vindas e trazem um clima reconfortante para a casa. Assim como um velho baú aberto, com mantas felpudas enroladas, que garante uma atmosfera muito gostosa. Conforme lembram as arquitetas, mantas de tricô e crochê em laterais de sofás, cadeiras ou pufes proporcionam um diferencial ao espaço.  

Decoração à mão

Agora que você já está por dentro de algumas alternativas mais em conta para decorar o ambiente, é hora de prestar atenção nos detalhes. De acordo com Viviane e Lilian, os acessórios decorativos são essenciais. Abajures, castiçais e até lamparinas com velas podem dar um toque todo charmoso ao lar.

Nada impede, também, que você use a criatividade para decorar essas peças. O patchwork pode aparecer nas almofadas e as velas podem ser decoradas com laços e fitas.

Os bordados também são uma alternativa eficaz para decorar a capa do sofá, por exemplo. Basta colocar a mão na massa para redecorar sem sofrer um impacto forte no orçamento.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!