Bem-Estar > Dia a Dia

Conheça 7 dicas para amenizar os efeitos do jet lag

Por Redação Fortíssima 18/02/2016

Foram longas horas de voo, e agora que você finalmente desembarcou no destino está se sentindo fraco e cansado? Essa sensação é conhecida como jet lag – que definitivamente não é produto da sua imaginação. Trata-se de um fenômeno fisiológico genuíno, e que pode ser amenizado com algumas simples precauções.

O que é o jet lag?

Basicamente é um problema que ocorre quando você passa por vários fusos horários diferentes em uma mesma viagem. Assim, quando você desembarca, seu relógio corporal não está sincronizado com a hora local. Isso afeta especialmente as células nervosas do hipotálamo, região do cérebro que regula temperatura, sono, ritmos circadianos, apetite e fome.

Jet lag

Jet lag pode atrapalhar (e muito) a sua viagem internacional. Foto: Shutterstock

O hipotálamo responde lentamente às mudanças de tempo e níveis de luz – ou seja, não acompanha a velocidade do voo. Esse conflito é o que caracteriza o problema. Estima-se que seja necessário um dia inteiro para recuperar-se plenamente para cada hora de diferença.

Curiosamente a direção da viagem pode agravar os sintomas: viajar para o leste é mais difícil do que viajar para o oeste, pelo menos do ponto de vista corporal. Parece dessa forma ser mais fácil atrasar o relógio biológico do que acelerá-lo. Há ainda outros aspectos que podem influenciar na severidade do problema.

Conforme estudo publicado no New England Journal of Medicine, a pressurização das cabines do avião a determinadas alturas reduz o oxigênio no sangue, fazendo com que os passageiros se sintam desconfortáveis e desidratados. Fica ainda pior considerando que durante um voo é pouco comum mover-se dentro do avião.

Os sintomas costumam variar de pessoa para pessoa. Normalmente incluem fadiga, insônia, perda de apetite, desorientação, concentração reduzida, menor aptidão aeróbica e anaeróbica, náuseas, aflição, inchaço e rigidez em articulações e dores musculares.

Como prevenir o jet lag

A boa notícia é que existem várias formas de evitar o jet lag e se recuperar dele mais facilmente. Veja algumas delas:

  1. Mude sua rotina de sono: alguns dias antes de viajar, comece a ir para a cama mais cedo ou tarde, conforme o horário de destino. Vale também para os horários das refeições.
  2. Faça uma parada no caminho: incluir uma escala em voos longos torna mais fácil ajustar-se à mudança de horário.
  3. Mantenha-se hidratado: a desidratação é capaz de intensificar os efeitos do jet lag. Evite bebidas alcoólicas e cafeína, que podem perturbar o sono.
  4. Use remédios com cuidado: muitos comissários tomam melatonina, hormônio formado pelo corpo durante a noite ou a escuridão para tentar combater o problema. Os medicamentos para dormir não são recomendados, já que não ajustam seu corpo naturalmente ao novo padrão de sono.
  5. Tente dormir no avião: de forma natural isso é especialmente importante se está viajando durante a noite ou voando de oeste para leste. Procure usar tampões de ouvido e olhos para criar uma boa atmosfera.
  6. Mantenha sua rotina com a hora local: se você chegar ao seu destino às 9 horas, não vá para a cama. Precisa tirar um cochilo? Deite-se por não mais de 20 minutos. Caso contrário, terá problemas para dormir à noite.
  7. Tome um pouco de sol: de acordo com a Fundação do Sono, dos Estados Unidos, a luz do dia é um poderoso estimulante para a regulação do relógio biológico. Ficar dentro do hotel só vai piorar a situação.

E aí, gostou das dicas para enfrentar melhor o jet lag? Deixe um comentário! Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!