Dica do Nutricionista > Nutrição

Shiitake: cogumelos podem oferecer benefícios à saúde

Por Redação Fortíssima 27/02/2016

Os chineses têm usado o cogumelo shiitake para fins medicinais há mais de seis mil anos. Consequentemente, ele se tornou símbolo na Ásia para a longevidade. Os inúmeros benefícios à saúde têm sido apoiados por pesquisadores em todo o mundo.

Hoje já é aplicado, inclusive, em tratamentos de doenças como câncer e aquelas que afetam o sistema imunológico. Além disso, ele tem um sabor inconfundível, que costuma conquistar quem prova.

Cogumelo é rico em propriedades benéficas

Shiitakes são fungos saudáveis nativos de Japão, China e Coréia, países em que eles têm crescido e sido consumidos há milhares de anos. A popularidade não está apenas no alto teor de proteína. É um excelente aliado ainda para quem está tentando perder ou evitar ganho de peso e possui atributos medicinais.

Como fonte de nutrição, ele contém todos os oito aminoácidos essenciais – sem mencionar que tem ainda uma excelente combinação de vitaminas e minerais, incluindo A, B, B12, C e D. Um composto encontrado nesse cogumelo, o eritadenine, foi associado à redução dos níveis de colesterol no sangue, de acordo com um estudo realizado no Japão.

Feita pela Universidade Obihiro e publicado na revista experimental Biology and Medicine, a pesquisa constatou que o eritadenine em cogumelos shiitake ajudou a aumentar os níveis de colesterol nas fezes, reduzindo os níveis de colesterol no sangue.

Além disso, a American Cancer Society observou que o alimento é capaz de ter um efeito antitumoral em animais de laboratório. A associação alerta que são necessários mais estudos para determinar sua utilização em seres humanos, mas acredita que esses efeitos possam ser provenientes da capacidade do cogumelo em estimular o sistema imunológico.

É que ele contém um composto chamado lentinano, que foi mostrado reforçar a capacidade do sistema imunológico para combater infecções e doenças. Para quem quer perder peso, esse alimento também pode ser uma boa opção.

Uma porção de quatro cogumelos crus tem apenas 26 calorias e menos de um grama de gordura. Certos componentes têm efeitos hipolipidêmicos, como o eritadenine e b-glucano, uma fibra dietética solúvel que também é encontrada em cevada, centeio e aveia.

Um estudo publicado no Journal of Obesity sugere que o consumo é capaz de ajudar a prevenir o ganho de peso corporal. É que quando ingerido, ele auxilia na deposição de gordura.

Shiitake

O shiitake oferece uma série de benefícios para a saúde. Foto: iStock, Getty Images

Como adicionar o shiitake em sua alimentação

Além de ser rico em benefícios, esse cogumelo desfruta de um status de ingrediente gourmet no mundo culinário. Ele é produzido com cuidado através do método de trabalho intensivo da agricultura florestal. Fatiado e refogado com manteiga e salsa, libera um sabor intenso.

Receita de shiitake na manteiga

Ingredientes

200 gramas de shiitake

4 colheres de sopa de manteiga

1 colheres sopa de molho shoyu

1 colheres sopa de saquê

Modo de preparo

Separe o chapéu do cogumelo do talo. Corte o chapéu em lâminas não muito finas. Em uma frigideira derreta a manteiga e coloque os cogumelos para dourar por cinco minutos em fogo alto. Para finalizar, acrescente o shoyu e o saquê e deixe por mais um minuto. Está pronto para servir.

E aí, gostou das dicas? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!