[the_ad_group id="16401"]
Dica do Nutricionista

Identificar a quantidade de açúcar nos alimentos é questão de saúde. Saiba mais!

Por Redação Doutíssima 09/07/2014

Você controla a tabela nutricional dos alimentos que você leva pra casa? Saiba que isso pode ser fundamental para a saúde da sua família. Além de escolher os alimentos certos, é possível que estejamos sendo enganados, e a prova pode estar nos rótulos. A quantidade de açúcar nos alimentos que consumimos deve ser uma das nossas maiores preocupações.

Identifique a quantidade de açúcar nos alimentos

Já que se este cuidado for negligenciado, pode favorecer o aparecimento de males, tanto em adultos quanto em crianças. Que saber mais sobre a quantidade de açúcar nos alimentos e ver como podemos escolher os melhores produtos para a nossa saúde? Veja como ler os rótulos do alimento e garanta menos açúcar no seu dia a dia.

quantidade-de-açúcar-nos-alimentos

Consumo exagerado de açúcar é fator de risco à saúde para uma série de doenças. Foto: Shutterstock

Entenda a quantidade de açúcar nos alimentos

Para descobrirmos qual a quantidade de açúcar nos alimentos ideal, antes é necessário ter por base a quantidade necessária de açúcar na nossa dieta diária.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam-se apenas 5% do total de calorias ingeridas venha do açúcar. Ou seja, um adulto com uma dieta de 2.000 calorias diárias, pode consumir 100 calorias vindas do açúcar.

Esta taxa equivale a 25 gramas durante todo o dia, em todas as refeições.  De acordo com a OMS, fazer com que no máximo 10% das calorias diárias venham do açúcar é o mínimo para beneficiar a saúde.

Segundo levantamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, os brasileiros consomem até 150 gramas de açúcar por dia. A média mundial da quantidade de açúcar nos alimentos é de apenas 57 gramas diárias.

Como descobrir a quantidade de açúcar nos alimentos?

É preciso ter atenção aos rótulos de produtos que consumimos. A nutricionista Michele Blankenheim indica que descobrir a quantidade de açúcar nos alimentos não é uma tarefa difícil, pois a lista dos ingredientes está em ordem decrescente. “Ou seja, quanto antes vier o açúcar nessa lista, maior a concentração no alimento”, diz.

Mas Michele alerta: o açúcar pode aparecer com outros nomes, como açúcar mascavo, açúcar cristal, mel, xarope, melado, glicose, dextrose, maltose e concentrados de frutas.

“Algumas tabelas de informações nutricionais indicam, junto com a quantidade de carboidrato, a quantidade de açúcar, porém esse dado ainda não é obrigatório, assim não encontramos em todos os alimentos”, ressalta a nutricionista.

Quantidade de açúcar nos alimentos e o risco de doenças

O consumo exagerado de açúcar é um fator de risco à saúde, principalmente para o diabetes e a obesidade, que podem resultar em doenças cardiovasculares. “É importante ressaltar também que não é só o açúcar simples que se transforma em glicose no nosso organismo” explica a nutricionista Michele Blankenheim.

Por isso, reduzir a quantidade de açúcar nos alimentos é apenas um dos fatores, já que alimentos ricos em carboidratos também se transformam em glicose no sangue.

Como reduzir a quantidade de açúcar nos alimentos

Segundo a nutricionista, é impossível retirar toda a quantidade de açúcar nos alimentos. Além disso, os produtos que encontramos hoje no mercado como “sem açúcar”, têm adoçantes como substituto, o que é outro problema, pois o uso abusivo também faz mal.

“É importante lembrarmos que o hábito de consumirmos doce vem desde a infância, na maioria dos casos e não é de uma hora para a outra que vamos mudar um hábito de anos”, explica Michele. Outra forma de auxiliar no controle da absorção da quantidade de açúcar nos alimentos é incluir muitas fibras na alimentação.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Esposa de Tom Hanks segue dieta sem açúcar por causa do ator, entenda!

Excesso de açúcar prejudica memória

A estévia é melhor do que o açúcar para a sua pele? Descubra!

Açúcar ou gordura: O que engorda mais?

4 Formas de cortar o açúcar, sem crises!

Saiba como lidar com o desejo de comer açúcar

Como largar o vício pelo açúcar: dicas de alimentação

Dieta dos bebês: Açúcar e alimentos gordurosos são principais alimentos, diz pesquisa

3 Razões incontestáveis para reduzir o açúcar da dieta

 

 


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]