Dica do Nutricionista

Reforce a saúde: conheça 10 alimentos ricos em vitamina E

Por Redação Doutíssima 17/08/2015

Falar de vitamina E é falar de juventude. O maior benefício do nutriente é o poder antioxidante, que combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento dos tecidos.

Gabriela Guimarães, nutricionista clínica especializada em estética e emagrecimento, diz que a vitamina E é muito associada à juventude e beleza. Quando ela faz parte de uma alimentação equilibrada e saudável, traz também muitos outros benefícios.

vitamina E

O abacate é fonte de uma vitamina que ajuda a evitar o envelhecimento do organismo. Foto: Shutterstock

 

Benefícios da vitamina E

Além de prevenir o envelhecimento precoce do organismo, inclusive pele, cabelos e unhas, a vitamina E age sobre o sistema imunológico, aumentando as células de defesa e a resposta delas perante qualquer infecção. Sendo assim, esse nutriente é um ótimo aliado ao combate de doenças virais segundo a especialista.

A cicatrização também faz parte dos trabalhos realizados por essa vitamina. “Ela fomenta a formação de fibras elásticas e de colágeno, sendo particularmente benéfica em casos de queimaduras”, ensina a nutricionista

Gabriela ainda fala sobre como essa vitamina protege as membranas biológicas dos nervos, músculos e do sistema cardiovascular. Ela também prolonga a vida dos glóbulos vermelhos e tem papel essencial em auxiliar o organismo na absorção e utilização da vitamina A.

Cada parte do organismo responde à vitamina E de formas diferentes. A nutricionista exemplifica com o pulmão, onde o nutriente diminui os efeitos nocivos causados pelo cigarro. “O fígado é outro exemplo, pois observa-se a mesma ação de redução dos efeitos causados pelo álcool e no cérebro combate a degeneração celular”, explica.

Todas essas propriedades juntas fazem o intestino funcionar corretamento e melhoram a circulação, diminuindo as cãibras e a sensação de inchaço.

Quando não há uma alimentação equilibrada, o excesso dessa vitamina pode causar alterações na capacidade de coagulação do sangue, distúrbios gastrointestinais e dor de cabeça crônica, diz a especialista.

Alimentos ricos na vitamina da juventude

Depois de conhecer tantos benefícios desse ingrediente essencial para a saúde, é preciso saber onde encontrar boas fontes. Gabriela recomenda uma lista de alimentos ricos em vitamina E.

– Óleos vegetais, como milho e soja

– Azeite de oliva

– Gema de ovo

– Carnes, especialmente fígado

– Manteiga

– Abacate

Tomate

– Óleo de coco

– Vegetais verdes

– Frutas como kiwi, maçã e pêssego

Vitamina E + Vitamina A

“Se uma vitamina sozinha já é benéfica, duas são ainda mais. As propriedades nutricionais ganham mais força com a combinação” enfatiza a nutricionista. Juntas, elas deixam o sistema imunológico funcionando a todo vapor.

É importante manter, sempre, uma alimentação equilibrada e completa, com diferentes fontes de nutrientes e que beneficiam o funcionamento do organismo. Como explica a nutricionista, a união de dois ou mais ingredientes como vitaminas potencializam os efeitos na saúde.

Assim, alimentar-se de maneira saudável é optar por alimentos de qualidade e uma grande variedade. Se tiver dúvidas sobre como melhorar a saúde, consulte um médico ou nutricionista.

 

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