Muitos lugares do Brasil possuem riquezas naturais capazes de ajudar na manutenção da saúde e da beleza. As águas termais, por exemplo, são ricas em minerais e oferecem uma série de benefícios que você talvez ainda não conheça.
Seus poderes de cura têm sido usados há tempos como opção de tratamento para doenças comuns. A balenoterapia, como é conhecido o uso terapêutico da água, pode aliviar a dor, estresse, problemas de pele e muito mais.
O poder da água termal
Em alguns lugares do mundo, a água que flui das profundezas da terra é considerada pura e rica. Pura porque livre é de bactérias e sujeira. Rica porque, emergindo do subsolo, é protegida da poluição e possui sais minerais, gases, oligoelementos e nutrientes que nosso corpo necessita.
Com propriedades únicas, a água termal tem uma série de benefícios terapêuticos. Dependendo de composição e origem, ela é capaz de ajudar em vários problemas
Já no século 19 as pessoas acreditavam que bebê-la era um tratamento para distúrbios digestivos, insônia, bócio e até mesmo sífilis. Acreditava-se também que se banhar em águas termais poderia curar artrite, reumatismo e melhorar condições adversas como gota, impotência, obesidade, hemorroidas, doenças do fígado e problemas oculares.
É claro que nem todos esses benefícios foram cientificamente comprovados, mas alguns são realmente verdadeiros. Atualmente, não é raro que dermatologistas prescrevam esse tipo de água para tratamentos de acne e eczema, bem como para reduzir danos e cicatrizes relacionadas com queimaduras.
Quem sofre de artrite ou mesmo fibromialgia também pode se beneficiar. É que a imersão em uma piscina de água termal pode efetivamente melhorar a dor. É o que indica um estudo israelense publicado na revista Rheumatology International, que traz evidências de que esses banhos quentes minerais são capazes de aliviar a fadiga.
Vale saber ainda que os elementos que são nela encontrados possuem propriedades suavizantes, anti-inflamatórias e de cicatrização. Não é à toa que ela é bastante recomendada para pessoas com peles sensíveis, desidratadas ou secas.
Balneários de águas termais pelo país
Várias empresas de cosméticos especializadas oferecem produtos formulados com água termal. Quer ir além? Não faltam balneários espalhados pelos Brasil em que é possível tomar banhos em piscinas que contam com propriedades únicas:
- Araxá, Minas Gerais
Distante cerca de 380 km de Belo Horizonte, possui uma riqueza natural que atrai muitos visitantes. Além de banhos em piscinas com água rica em mineiras, é possível realizar tratamentos com lama negra, que também é cheia de benefícios
- Nova Prata, Rio Grande do Sul
Esse complexo hidrotermal oferece piscinas quentinhas até mesmo no inverno. As águas que brotam a mais de 700 metros de profundidade e chegam a uma temperatura de 41ºC
- Águas de Lindóia, São Paulo
Um dos balneários pioneiros no país, oferece banhos relaxantes e medicinais. Além disso, é possível desfrutar de massagens, drenagem linfática e ducha escocesa
- Caldas Novas e Rio Quente, Goiás
Com suas fontes, piscinas e até mesmo praia artificial, a água possui temperaturas capazes de chegar a 58ºC. É um dos destinos favoritos de quem busca o poder desse tipo de água.
E aí, já escolheu seu destino? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!