A icterícia, popularmente chamada de “amarelão”, configura-se quando a criança recém-nascida tem dificuldade em expelir a bilirrubina presente no sangue. A consequência é um aspecto amarelado nos olhos e pele do bebê. Isso acontece porque, durante a vida intrauterina, é a placenta que elimina a substância, então o recém-nascido pode demorar alguns dias para se adaptar e conseguir eliminar sozinho esse pigmento.

Chás são ótimas opções para combater a icterícia. Foto: iStock, Getty Images
Nem todo bebê com pele amarelada tem icterícia
A grande parte dos bebês nasce com olhos e pele amarelados, mas, na maioria dos casos, não se trata de icterícia, mas apenas de um processo que se reverte naturalmente em até uma semana após o parto. Por esse motivo, só é possível obter a certeza do diagnóstico com um exame de sangue laboratorial.
A icterícia é uma doença bastante comum, por isso a sabedoria popular encontrou diversas maneiras de combatê-la, transmitindo esses conhecimentos de geração a geração. Além dos banhos de sol, unanimemente indicados, o chá de picão, por exemplo, é reconhecido inclusive plea Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como saudável para bebês acometidos pela doença. Conheça, abaixo, as melhores opções naturais para combatê-la.
Remédios naturais para tratar icterícia
Chá de picão (Bidens pilosa)
Ingredientes
– Uma colher de sobremesa de folhas de picão
– Uma xícara de chá de água
Modo de Preparo
Primeiro ferva a água; após desligar o fogo, acrescente as folhas de picão, tapando a panela e deixando descansar por alguns minutos. Coe a seguir. Beba uma xícara quatro vezes ao dia. Gestantes não devem ingerir a poção durante a gravidez, como precaução, pois o feto pode ser agredido.
Esse mesmo chá, acrescido de camomila e ampliado na mesma proporção, pode também ser utilizado para dar banho na criança vitimada por icterícia.
Almeirão e chicória
Ingredientes
– 1 folha de almeirão
– 1 folha de chicória
– Meio litro de água
Modo de Preparo
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até que se torne um líquido homogêneo; em seguida, coe e beba. Esta solução deve ser ingerida pelo menos três vezes ao dia.
Dente-de-leão
Ingredientes
– 10 g de folhas de dente-de-leão
– 500 ml de água
Modo Preparo
Ferver todos os ingredientes em uma panela por 10 minutos. Após, deixar repousar por cinco minutos e coar. Ingerir até três xícaras de chá por dia.
Alternativas
No caso de um adulto que sofre de icterícia, outras opções simples e também caseiras podem ser adotadas no tratamento, envolvendo apenas frutas e vegetais. Confira algumas:
– Retire o suco de uma bucha vegetal de tamanho médio, ainda verde, batendo-a e apertando em um pano. Utilize esse líquido por via nasal, pingando-o no nariz diariamente.
– Beba um litro de suco concentrado de folhas de nabo, todos os dias.
– Coma um prato de banana amassada temperada com uma colher de sopa de mel, duas vezes ao dia.
– Durante uma semana, beba um copo de soro de leite misturado com uma pitada de pimenta do reino.
– Uma vez por dia, ao longo de uma semana, tome uma infusão (fervura em água) feita de 10 folhas de limão.
– Faça uma pasta a partir de duas ou três folhas verdes de um mamoneiro; misture meia colher de sopa dela com meia colher de chá de mel e ingira diariamente, por uma semana.
– Diariamente, inclua o suco de meio limão em um copo de suco de beterraba e ingira logo a seguir.
– Consuma todos os dias pelo menos um copo de suco ou uma tigela de sopa de cenoura, aipo ou rabanete.
– Reaproveite a água de cozimento de alcachofras, tomando como se fosse suco ou caldo.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!