Medicina Alternativa

Aprenda a fazer remédios caseiros para regular o corrimento vaginal

Por Redação Doutíssima 11/12/2014

O corrimento vaginal é completamente normal nas mulheres, e até necessário. Ele tem uma importante função de limpeza do sistema reprodutor feminino. Mas, quando é produzido em excesso ou se há uma alteração significativa nas suas característica, pode ser sinal de algum problema.

 

corrimento-vaginal

Remédios naturais e caseiros ajudam a regular o corrimento vaginal. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre o corrimento vaginal

 

Este fluido que sai das glândulas de dentro da vagina e do colo do útero consegue eliminar todas as células mortas e as bactérias. Com isso, a vagina fica limpa e longe de infecções. A quantidade de corrimento vaginal, assim como o seu cheiro, pode variar de mulher para mulher, mas geralmente o seu aspecto é esbranquiçado.

 

Porém, se a cor, o odor e a consistência parecem estar diferentes do normal, ou se há também coceira ou ardência, é possível que sejam sintomas de uma infecção ou outro problema. As infecções vaginais, como vaginose bacteriana, candidíase (infecção por fungos), e tricomoníase são as causas comuns de corrimento vaginal anormal. Se você sentir desconforto, consulte um médico. Além disso, existem muitos remédios caseiros que podem te ajudar a eliminar o problema.

 

Remédios para regular o corrimento vaginal

 

Romã

 

A fruta romã possui propriedades curativas e medicinais, que são benéficas no tratamento de corrimento vaginal. A primeira alternativa é beber um copo de suco de romã fresco uma vez por dia durante um mês.

 

Também é possível moer 30 folhas frescas de romã e 10 grãos de pimenta preta e fazer uma pasta com meio copo de água. Coe e beba essa mistura duas vezes por dia, durante três semanas. Por fim, outra opção é secar a casca de uma romã, moer ou esmagá-la até virar um pó. Misture uma colher de sopa deste pó em dois copos de água e use esta solução como uma ducha vaginal.

 

Açafrão

 

As propriedades antissépticas e antioxidantes do açafrão ajudam a regular o corrimento vaginal. Além disso, este tempero atua como um reforço imunológico para acelerar a recuperação. Ferva uma colher de chá de açafrão em um quarto de xícara de água. Agora você deve dividir esta solução em três porções iguais. Misture uma porção com uma quantidade igual de água e beba três vezes por dia.

 

Feno grego

 

As sementes de feno grego ajudam a melhorar o nível do pH da vagina e também atuam nos níveis de estrogênio. Além disso, as sementes funcionam como um reforço imunológico natural. Mergulhe uma colher de chá de sementes de feno grego em água durante a noite. Na manhã seguinte, coe a água e adicione meia colher de chá de mel.

 

Beba a mistura com o estômago vazio. Outra opção é ferver duas colheres de chá de sementes de feno grego, em quatro copos de água por 30 minutos. Coe e deixe esfriar. Use esta água como uma lavagem vaginal três ou quatro vezes por dia, até que os sintomas desapareçam.

 

Vinagre de maçã

 

O vinagre de maçã é considerado benéfico para o tratamento de corrimento vaginal, já que ajuda a restaurar o equilíbrio do pH natural do seu corpo. Além disso, suas propriedades ácidas e antissépticas ajudam a restaurar a qualidade ácida da flora vaginal e reduzir o odor vaginal.

 

Misture quantidades iguais de água e vinagre de maçã e faça uma limpeza vaginal uma vez ao dia. Você também pode beber um copo de água misturada com uma ou duas colheres de sopa de vinagre de maçã, uma vez por dia.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!