Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais da garra do diabo

Por Redação Doutíssima 20/12/2014

Apesar do nome sugerir algo macabro, a garra do diabo é totalmente “do bem”. Isso porque ela traz benefícios à saúde e é capaz de prevenir e tratar algumas doenças. Nativa do sul da África, ela é encontrada principalmente no deserto de Kalahari, na Namíbia e na ilha de Madagascar. Mas é possível ter acesso a ela em qualquer lugar do mundo, em lojas de produtos naturais.

 

Saiba mais sobre a garra do diabo

 

Seu nome é devido à forma incomum de suas frutas, que são cobertas com numerosas garras. A garra do diabo não tem odor, mas contém substâncias que conferem a ela um sabor amargo. Tem raízes secundárias, chamadas tubérculos, que também são usadas como remédios caseiros.

 

garra-do-diabo

Apesar do nome, a garra do diabo traz vários benefícios à saúde. Foto: iStock, Getty Images

Apesar de sua “aparência perversa”, a planta possui uma riqueza de propriedades beneficiais – por isso, seria mais adequado que ela tivesse um apelido mais angelical. Veja quais são os principais benefícios medicinais da garra do diabo e descubra por que esta planta é amiga da nossa saúde.

 

Benefícios da garra do diabo

 

Osteoartrite

Consumindo suplementos ou chá da planta durante, no mínimo, oito semanas, é possível reduzir a dor e melhorar a função física em pessoas com osteoartrite. Em pessoas que sofrem com osteoartrite de joelho e quadril, esse remédio natural pode ser tão eficiente quanto alguns medicamentos para aliviar a dor.

As pessoas que tomam a garra do diabo têm o alívio da dor da mesma forma que as pessoas que as que tomam medicação. A diferença a favor da planta é que, consumindo-a, diferentemente dos fármacos, não há efeitos colaterais. Em uma análise de 14 estudos feitos sobre esse produto natural para tratar a artrite, constatou-se que ela realmente alivia dores nas articulações.

Dor nas costas

Embora não haja estudos suficientes que comprovem, existem indícios de que a garra do diabo ajuda a aliviar a dor lombar e também a dor de garganta. Em um pequeno estudo feito com 63 pessoas que sofriam com dor nas costas, pescoço ou dor no ombro, de leve a moderada, usou-se o extrato da planta durante quatro semanas e, depois deste tempo, conseguiu-se o alívio moderado de dores musculares.

Em um outro estudo, esse mais amplo, feito com 197 homens e mulheres com dor lombar crônica, foi revelado que aquelas pessoas que tomaram o extrato todos os dias, durante um mês, tiveram menos dor e precisaram de menos analgésicos do que aqueles que tomaram outros tipos de medicamentos.

Outras utilidades

Muitos herbalistas profissionais sugerem que a garra do diabo pode tratar a dor de estômago, a perda de apetite, as dores de cabeça, as alergias e a febre. As preparações tópicas da planta também podem ser aplicadas na pele para curar feridas, úlceras, furúnculos e lesões de pele. No entanto, não existem quaisquer estudos científicos que comprovam sua eficácia para tratar esse tipo de condição.

Além disso, a planta tem potencial para reduzir a absorção de colesterol, a partir do intestino. Portanto, ela é uma boa opção de tratamento para pessoas com nível de colesterol alto.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!