Medicina Alternativa

Bicho de pé: aprenda a preparar remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 10/01/2015

O bicho de pé é um inseto, semelhante às pulgas, conhecido cientificamente pelo nome Tunga Penetrans. Ele pode afetar tanto seres humanos quanto animais roedores, porcos e outras espécies domésticas, como cachorros e gatos.

 

Saiba mais sobre o bicho de pé

 

Seu principal sintoma é a formação de uma bolha de pus com um ponto preto no centro sobre a pele, que causa dor e fortes coceiras. Geralmente, sua maior incidência é na região dos pés, porque ele se cria em lugares com terra, como áreas rurais e praias.

 

bicho de pé

Receitas com plantas medicinais ajudam aliminar o bicho de pé. Foto: iStock, Getty Images

É fundamental que, assim que constatada a presença do bicho de pé, a pessoa retire o inseto da pele. Mas é necessário também ter cuidado ao retirá-lo com o auxílio de agulhas ou outros objetos pontiagudos, pois a utilização de instrumentos mal esterilizados pode causar tétano.

 

Matando o bicho de pé com receitas caseiras

 

Para evitar pegar um bicho de pé, não ande de pés descalços em terrenos como hortas e nas areias de praia onde há a presença de cachorros e gatos. Evitar o contato dos pés com águas paradas nas ruas, principalmente as provenientes da chuva, também é importante.

Mas se, mesmo tomando todos estes cuidados, você foi contaminado, não se preocupe. Separamos algumas receitas caseiras que vão ajudar a expulsar esse parasita da sua pele.

Calêndula

A calêndula é uma ótima planta medicinal que ajuda no tratamento de infecções de pele, na eliminação de parasitas como o bicho de pé e na limpeza e beleza facial. Por conta disso, o chá da planta vai ajudar você a acabar com esse problema.

Fazer o chá é fácil. Basta ferver uma porção de quatro colheres (de sopa) de flores de calêndula secas em meio litro de água por 10 minutos. Quando a mistura estiver morna, coloque-a em uma bacia e deixe seus pés de molho nela por pelo menos 20 minutos. Os pés precisam estar totalmente cobertos pelo chá.

Adicione aproximadamente 60 ml de vinagre à mistura, isso irá aumentar a acidez da água. O bicho de pé não suporta ambientes ácidos, por isso este ingrediente vai impedir que eles se proliferem – lembre-se que ele é capaz de produzir de 150 a 2 mil ovos em dez dias.

Procure deixar seus pés de molho no chá de calêndula duas vezes por dia, até que o parasita seja totalmente eliminado. Não se esqueça de desinfetar a bacia utilizada no processo.

Própolis

Outra receita caseira é a aplicação de própolis sobre a região afetada. Repetir o processo quatro vezes diariamente por um período de três dias irá, provavelmente, eliminar o problema. Se o método não deu certo nesse período, continue a aplicação até que o bicho morra.

Este tratamento poderá causar muita coceira, por isso, segure uma pedra de gelo sobre o local por alguns minutos para aliviar o sintoma. O própolis é um ótimo cicatrizante e antimicótico.

Cânfora

Colocar sobre o local compressas de cânfora, fechadas com gases, também ajuda. O cheiro forte da planta fará com o parasita saia sozinho. Para tanto, deixe o curativo agir por algumas horas na ferida.