Medicina Alternativa

Veja como tratar a anemia com remédios naturais

Por Redação Doutíssima 15/01/2015

A anemia é uma deficiência na produção de hemoglobina, uma substância presente nos glóbulos vermelhos do sangue. É por meio dela que o sangue transporta oxigênio para o corpo. Imagine, então, as complicações que podem acontecer se o meio de transporte do oxigênio falha, uma vez que todos os órgãos do nosso corpo precisam desse combustível para funcionarem. Por isso, saber como tratar anemia é muito importante quando a condição é diagnosticada.

 

como tratar anemia

Mudança nos hábitos alimentares acelera a cura da anemia. Foto: iStock, Getty Images

Entre os sintomas mais comuns da anemia, temos a sensação de fraqueza ou fadiga e, em alguns casos, dificuldades de concentração. A anemia também pode causar dificuldades na respiração e até problemas no coração. Se não for tratada adequadamente, a doença pode levar à morte.

 

Como tratar anemia mudando a alimentação

 

como tratar anemia por meio da mudança nos hábitos alimentares e com algumas receitas caseiras preparadas somente para esse fim. Elas funcionam como auxiliares para apresar a recuperação da produção de hemoglobina.

A deficiência de ferro no organismo é um dos principais fatores que levam à anemia. Por isso, mudar a dieta para uma alimentação rica em ferro deve ser o primeiro passo na luta contra essa condição.

O ferro pode ser encontrado em grande quantidade em alimentos como fígado, moela, coração ou língua de bovinos, carnes vermelhas em geral e leguminosas como feijão, beterraba, lentilhas e ervilhas. Só não esqueça que, sempre que consumir um alimento rico em ferro, você deve tentar combinar com outros que tenham bastante vitamina C, pois eles auxiliam o organismo na absorção do ferro.

 

Como tratar anemia com receitas caseiras

 

Sucos

Uma boa pedida é o suco de três laranjas e 15 gramas de folha de salsinha. Basta bater os ingredientes no liquidificador e o suco estará pronto. Por falar em suco, também há como tratar anemia com o suco de couve, outra ótima opção.

Pegue uma folha fresca de couve, três folhas frescas de espinafre e um copo (200 ml) de água mineral. Bata no liquidificador e beba pela manhã, em jejum.

Xarope

Se você quer aprender como tratar anemia com um xarope caseiro, lá vai a receita: Coloque duas beterrabas raladas em uma panela com meia xícara de chá de água e uma xícara de chá de rapadura picada.

Deixe levantar a fervura e cozinhe por 15 minutos. Espere esfriar, coe e consuma uma colher de sopa, três vezes ao dia. É importante salientar que este preparado não pode ser consumido por pessoas com diabetes.

Chás

Mas se você é adepto aos chás, várias são as opção que complementam o tratamento à anemia. Entre as plantas que você pode usar estão a artemísia (chá de 20 g das folhas para um litro de água, tomando cinco xícaras ao dia), a carqueja (mesma receita da artemísia), e a urtiga (suco de 20 g da planta fresca para um litro de água, tomando três xícaras ao dia).

É importante lembrar que a anemia é uma doença séria. Ela deve ser diagnosticada por exames prescritos pelo médico. E o tratamento em receitas caseiras deve ser complementar. Consulte o seu médico. Ele é que vai saber como tratar anemia e evitar que ela se transforme em uma doença mais perigosa.