Os sons que ouvimos têm influência na nossa mente. Sua canção favorita, por exemplo, afeta diferentes partes do seu cérebro, conforme sugere um estudo publicado no periódico ScienceDirect. Assim, ela tem o poder de aflorar as emoções. É por isso que escolher músicas para parto pode ser benéfico para você e o bebê.
O ideal é elaborar uma playlist com músicas positivas, que remetam a boas lembranças ou até que ajudem a relaxar. Quando a hora estiver próxima e você for arrumar a mala da maternidade, também dedique um tempinho para a seleção das canções que vão embalar esse momento especial.
Dicas de músicas para parto
A escolha de músicas para parto é muito pessoal. Afinal, cada pessoa naturalmente já possui um gosto musical específico. A dica é começar pensando em canções significativas, que relembrem a história do casal, momentos importantes na gravidez e, claro, aquelas que trazem fé e ajudam a descontrair.
Há, por exemplo, mamães em trabalho de parto que preferem ouvir músicas havaianas, para soltar os quadris e afastar a tensão. Já as adeptas de canções sentimentais pode fazer uma seleção de clássicos cantados artistas brasileiros, como Maria Bethânia, Cássia Eller, Caetano Veloso e Nando Reis. Há diversas possibilidades.
Opções internacionais também podem compor a lista. De John Mayer e Coldplay aos clássicos do Pink Floyd, vale misturar tudo que emociona e tranquiliza você. A sugestão é fazer uma verdadeira miscelânea mesmo.
Caso não tenha muito conhecimento sobre como fazer uma playlist de música, saiba que hoje não faltam alternativas de programas e aplicativos. Há serviços de streaming em que alguns usuários já compartilham listas de músicas prontas: umas mais descontraídas e outras eruditas, incluindo compositores como Bach, Mozart e Beethoven.
Se você não é adepta do Ipod ou do computador, o bom e velho CD não deixa de ser opção. No caso de um parto em casa, a organização para ouvir música é mais tranquila. Já no hospital, o ideal é verificar com a equipe médica a possibilidade de reproduzir suas canções favoritas na preparação para o parto.
Dicas para relaxar antes do parto
Se você não é fã de músicas como forma de abstração, saiba que há outras alternativas para ficar mais tranquila antes do parto e driblar a ansiedade. Além das técnicas de respiração, massagens relaxantes e até mesmo a água quente do chuveiro ajudam qualquer pessoa a se sentir menos receosa e apreensiva.
Outra dica é praticar atividades físicas durante a gravidez . Podem ser caminhadas, pilates ou yoga, que ajudam a trabalhar a mente e corpo para a hora do parto. Tudo, é claro, com o conhecimento do seu médico.
Ler sobre o assunto e conversar com outras grávidas também é uma alternativa para compreender melhor o que esperar do trabalho de parto. Assim, você estará mais preparada e menos receosa.