Beleza > Pele

Tipos de perfume: saiba o que é a fragrância amadeirada

Por Redação Fortíssima 13/04/2016

Atualmente, não há nenhuma desculpa para você deixar de andar cheirosa: a extensa gama de tipos de perfume está aí para agradar aos mais diversos gostos e estilos. Entre as notas olfativas mais valorizadas está a amadeirada. Trata-se daquela fragrância com um suave aroma de madeira ao fundo – adorada por homens e mulheres.

Com a proximidade do inverno os amadeirados ganham ainda mais evidência, já que são intensos, com composições opulentas. “É possível abusar de notas marcantes, concentradas, indo para as deo-colônias e os Eau de Parfum”, comenta a coolhunter Andreia Miron.

Por que os perfumes amadeirados têm esse nome?

Os amadeirados recebem essa nominação por serem fragrâncias com uma base mais seca, que remete à madeira. Por isso, eles combinam muito bem com o frio. Notas de sândalo e pinho, por exemplo, são bem comuns nesses tipos de perfume.

“Em cada estação do ano há uma nota em evidência. No outono/inverno, nos perfumes femininos predominam as flores, como a rosa, com facetas mais modernas”, sinaliza especialista em fragrâncias Márcia Sant’Ana.

De acordo com ela, essa característica está presente em perfumes que misturam rosa com pêssego e toques amadeirados e flor de laranjeira com mel. Já para o público masculino, aromas de couro e patchouli predominam nas fragrâncias.

De forma geral, os principais aromas do inverno são as notas amadeiradas (sândalo, vetiver e patchouli), as de frutas vermelhas (cassis e framboesa), as orientais (adocicadas) e as gourmand (chocolate e caramelo). A variedade é imensa e as opções prometem satisfazer os diferentes gostos.

Para quem prefere algo moderno, que combina com uma personalidade forte e autêntica, a sugestão é optar por notas marcantes e misteriosas. Os amadeirados e frutais são ótimas alternativas. Já os que não abrem mão da sensualidade devem investir sem medo em notas ricas e quentes, como o amadeirado frescal.

tipos de perfume

Perfume amadeirado é perfeito para pessoas ousadas e sensuais. Foto: iStock, Getty Images

Tipos de perfume: dicas para usar

O aroma do perfume, claro, fala por si só. Mas a forma como você utiliza o cosmético também pode fazer toda a diferença no cheiro. O ideal é sempre dar duas borrifadas da fragrância em regiões estratégicas, em que exista ampla circulação de sangue: pulsos, colo, nuca ou atrás das orelhas, por exemplo.

Na hora de adquirir o perfume, também vale ter alguns cuidados especiais e seguir um ritual simples, mas importante. Não escolha o perfume na fita olfativa. O ideal é que ele seja aplicado na própria pele.

“Eu sempre sugiro que a pessoa vá à loja, aplique o perfume e saia para uma volta de pelo menos trinta minutos, tempo suficiente para que a fragrância se fixe na pele e ela  tenha certeza de que gosta.”, ensina. Não tem como errar.

Gostou das dicas sobre tipos de perfume amadeirados? Deixe um comentário. Também acesso o Fórum de Discussão Doutíssima e se informa sobre os mais variados assuntos! Clique aqui para se cadastrar!