Pele

Colágeno hidrolisado faz bem à pele, aos cabelos e ainda reduz medidas

Por Redação Doutíssima 29/07/2014

Estamos sempre querendo ir contra a ação do tempo. E, com isso, vários tratamentos e suplementos são usados para melhorar a nossa aparência. Mas não basta procurar o método ou o produto correto, mas sim o mais completo.

Com isso, o colágeno hidrolisado se tornou um grande aliado na busca de retardar o efeito do tempo. Conheça neste artigo mais sobre este suplemento que pode trazer inúmeros benefícios você.

colágeno-hidrolisado

Colágeno hidrolisado se tornou aliado na tentativa de retardar efeito do tempo. Foto: Shutterstock

Ação do colágeno na pele

O colágeno é a proteína mais abundante no nosso corpo, totalizando de 20% a 30% da proteína total de um adulto. Esta proteína é encontrada na pele, nos ligamentos, nos tendões, nos ossos, nos vasos sanguíneos e nos outros tecidos conjuntivos. Existem mais de 19 tipos de colágeno. O colágeno hidrolisado é produzido a partir de colágeno tipo I, por um processo de hidrólise enzimática.

Segundo a Dra. Andrea Dario Frias, Mestre-Doutora em Ciência da Nutrição e Tecnologia de Alimentos, o envelhecimento decorrente do desgaste natural das nossas células reduz lentamente a capacidade do corpo em sintetizar o colágeno.

“Como se não bastasse, a radiação solar ativa enzimas que provocam a degradação de colágeno e de outras proteínas importantes da matriz extracelular da derme”, relata a especialista.

Colágeno hidrolisado desacelera envelhecimento

Andrea explica que com a redução do colágeno, nossa pele fica mais seca, fina, flácida e sensível. “Pequenos cortes começam a levar mais tempo para cicatrizar, as manchas proliferaram com rapidez e surgem as rugas e estrias”, alerta.

Para que isso não aconteça, precisamos repor esta proteína tão importante para o nosso corpo. Segundos estudos, consumir regularmente o suplemento de colágeno hidrolisado pode promover a síntese e a reorganização de novas fibras de colágeno. Com isso, é possível desacelerar a ação do envelhecimento.

“As maiores estrelas nessa área são os suplementos à base de colágeno hidrolisado, enriquecidos com vitaminas e minerais específicos, que além de estimular a síntese de colágeno pelos fibroblastos, ajudam a neutralizar os radicais livres, tratando a pele e prevenindo o ressecamento e a perda de elasticidade” explica a Dra. Andrea.

Benefícios do colágeno hidrolisado

O colágeno hidrolisado não apenas deixa a nossa pele mais bonita, como também possui outros benefícios. Veja como ele pode atuar no nosso organismo. Confira:

– Previne lesões de atletas, como tendinite e tensões e promove a recuperação.

– Ajuda a reparação e regeneração de ligamentos, tendões, articulações e ossos.

– Ajude a fortalecer o sangue, melhora a elasticidade dos vasos sanguíneos e promove a cicatrização mais rápida de feridas e fraturas.

– Ajuda a reduzir a celulite e as estrias

– Contribui para o crescimento dos cabelos e o fortalecimento das unhas

– Previne e trata doenças reumáticas, não apenas nos estágios iniciais, mas quando a condição já se tornou crônica.

Colágeno hidrolisado emagrece?

Este tipo de colágeno promove a perda de peso em razão de seu efeito de ativar uma série de neurotransmissores, localizados em nosso intestino, que estimulam a saciedade.

Além disso, o colágeno hidrolisado melhora a firmeza e elasticidade da pele, evitando a flacidez, comum nos processos de perda de peso.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!