Exercícios > Fitness

ViPR: seu melhor aliado para o treino funcional

Por Redação Fortíssima 21/04/2016

O ViPR é considerado a melhor ferramenta de treinamento funcional para corpo inteiro. Ele combina a programação de um treino de resistência tradicional com a agilidade física necessária para uma boa performance em esportes ou ginástica. Gostou da alternativa? Então confira como o equipamento funciona. 

ViPR

Versatilidade é uma marca do ViPR. Foto: iStock, Getty Images

Como funciona o ViPR

ViPR é um acrônimo para vitalidade, desempenho e recondicionamento. Trata-se de um equipamento feito de borracha, disponível em sete pesos diferentes, tendo a forma de um tubo. Ele proporciona uma variedade de exercícios para desafiar qualquer nível de habilidade. Pode ser transportado, inclinado, arrastado, jogado e até pisado.

Ele foi inventado por Mical Dalcourt, um especialista em movimento humano que já treinou atletas olímpicos medalhistas de ouro. Em vez de músculos trabalhados isoladamente, essa abordagem defende que os movimentos devem fazer o corpo funcionar em sinergia – como acontece em qualquer situação cotidiana, fora dos muros de uma academia.

Em outras palavras, os movimentos exigem que o corpo seja forçado a harmonizar e recrutar músculos para trabalhar em conjunto. Isso também significa maior queima de calorias e sessões mais rápidas e eficientes.

Atualmente, o método já foi adotado até mesmo pelas Forças Armadas Britânicas, pelas Forças Armadas Americanas, pelo Corpo de Bombeiros Americano e por algumas equipes desportivas, incluindo o London Irish Rugby Club, o San Antonio Spurs e o Dallas Cowboys.

Exercícios usando o método ViPR

Alguns exercícios usando esse equipamento podem ser feitos em casa, já que são bastante simples, como prega o treino funcional. Confira alguns deles e comece agora mesmo:

Tique-taque

Mantenha os pés na largura do quadril e coloque o ViPR em posição vertical no chão, na sua frente. Segure o topo do tubo com a mão direita. Dê três passos laterais para a esquerda, em posição de agachamento e segure no lado esquerdo do tubo. Repita o movimento para o lado direito. Continue alternando por 30 segundos.

A volta por cima

Deixe os pés na largura do quadril e os joelhos flexionados. Segure a alça do ViPR com a mão esquerda e a outra extremidade com a mão direita. Levante o calcanhar direito enquanto leva o tronco para o lado esquerdo, junto com o tubo, mantendo os braços esticados. Volte para a posição inicial e continue por 15 segundos. Mude de lado e repita.

Agachamento

Com os pés na largura do quadril, mantenha o equipamento na vertical e na frente do corpo, posicionando a alça para o lado oposto e segurando-a com suas mãos. Agache e em seguida leve o tubo para frente. Volte para a posição inicial. Continue por 30 segundos.

Movimento lateral

Sente-se com os joelhos dobrados e os pés levantados em um ângulo de 45 graus. Segure o equipamento com ambas as mãos no peito, deixando os cotovelos dobrados. Gire o tronco e leve o tubo para o mesmo lado. Repita no lado oposto. Continue rapidamente durante 30 segundos.

E aí, o que achou do ViPR? Conte para a gente! Em busca de outras opções de treinamento funcional? Acesse o Fórum de Discussão Doutíssima e aproveite para pedir mais dicas! Clique aqui para se cadastrar!