Esporte > Fitness > Sem categoria

Veja atletas olímpicos brasileiros confirmados no Rio 2016

Por Redação Fortíssima 10/01/2016

A Rio 2016 está chegando e a esperança é que os atletas olímpicos brasileiros façam bonito. Motivos para acreditar não faltam, já que de 2013 a 2015 o Brasil conquistou 67 medalhas em modalidades olímpicas.

Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) esse índice é superior ao triênio anterior aos Jogos de Londres, quando foram conquistadas 50 medalhas. Ou seja, a expectativa é de bons resultados. 

atletas olímpicos brasileiros-doutissima-shutterstock

Neymar é esperança para que o Brasil conquista a primeira medalha de ouro no futebol. Foto: Shutterstock

Esportes em que o Brasil está garantido na Rio 2016

De acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI), 10,5 mil atletas de 206 países diferentes vão participar da Rio 2016 participarão. Para o COB, a meta era garantir que só a delegação brasileira contasse com ao menos 400 atletas. A marca já foi alcançada – e até mesmo ultrapassada. 

Quem define os critérios da classificação para os Jogos Olímpicos são as federações internacionais de cada uma das modalidades. Muitas delas definem que os países que sediam o evento já possuem vaga garantida. Outras não abrem mão das fases seletivas. 

Entre os esportes consagrados nacionalmente que já possuem lugar marcado porque o Brasil é sede são as seleções femininas e masculinas de vôlei e futebol, todas elas uma esperança de medalha.

Nas modalidades em que existem classificatórias, independente da nacionalidade, está o atletismo que, de acordo com o COB, até 21 de dezembro possuía 41 atletas classificados – com a ressalva de que podem sair da zona de classificação caso adversários obtenham melhores marcas.

Há ainda situações híbridas, como no vôlei de praia. O Brasil tinha garantidas vagas para duas duplas, mas nossos atletas andaram fazendo bonito. As duplas Alison e Bruno Schmidt e Ágatha e Bárbara Seixas conquistaram o Mundial da Holanda e carimbaram suas participações. Assim, a Confederação Brasileira de Vôlei ainda pode indicar outras duas.

Atletas olímpicos brasileiros para ficar de olho

São muitos os atletas olímpicos brasileiros que possuem chances de medalha nas Olimpíadas deste ano. Como os jogos ocorrem no Brasil, a ideia é superar o recorde de 17 medalhas conquistadas em uma única edição, como aconteceu em Londres, no ano de 2012.

Dentre as modalidades coletivas, o vôlei está sempre rodeado de esperanças. Trata-se da modalidade em que o Brasil mais conquistou medalhas na competição – seis de ouro, nove de prata e cinco de bronze, consideradas as equipes feminina e masculina.

Certamente os olhos também estarão voltados para Neymar e seus companheiros. Embora seja considerado o país do futebol, o Brasil jamais conquistou um ouro olímpico nessa modalidade. É uma bela chance também para apagar a imagem ruim que ficou da Copa de 2014.

Nos esportes individuais, as perspectivas também são bastante positivas para os atletas olímpicos brasileiros. A canoagem contará com o talento de Isaquias Queiroz, que em 2015 conquistou medalha de ouro na prova de duplas, em parceria com Erlon Souza, na categoria 100 metros, e o bronze nos 200 metros individual, no Mundial de Milão, na Itália.

Fabiana Murer também é esperança de medalha no salto com vara. Ela teve desempenhos abaixo da média nos jogos de 2008 e 2012, mas promete dar a volta por cima em 2016. Segundo a Federação Internacional de Atletismo, ela terminou o ano de 2015 em segundo lugar no ranking da categoria.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!