Exercícios > Slider Home

L-citrulina na dieta promete manter a massa muscular

Por Redação Doutíssima 17/06/2015

Os aminoácidos são grandes aliados para quem deseja melhores resultados na academia. A L-citrulina é um deles, importante principalmente se o objetivo é conquistar massa magra. Estudos sugerem que essa substância possui propriedades antioxidantes e pode melhorar o desempenho atlético.

 

O principal papel da L-citrulina no corpo é apoiar a otimização do fluxo de sangue para os tecidos, o que é fundamental para não só melhorar o desempenho no treino, mas também para acelerar a recuperação.

l-citrulina

Suplemento de aminoácido tem papel importante na manutenção da massa muscular. Foto: iStock, Getty Images

 

L-citrulina e seus muitos benefícios

A L-citrulina é um dos três aminoácidos da dieta no ciclo da ureia, juntamente com L-arginina e L-ornitina. Essa substância é usada como um suplemento de desempenho esportivo e saúde cardiovascular. Estudos sugerem uma menor fadiga e resistência melhorada tanto para o exercício prolongado aeróbico quanto anaeróbio.

 

Uma pesquisa da Universidade Descartes, de Paris, realizada com animais, sugere que o suplemento desse aminoácido pode ser um aliado na manutenção da massa muscular. Os pesquisadores descobriram que ele é capaz de resolver o problema da perda de massa associada à falta de regularidade no treino de peso e à baixa ingestão de proteínas.

 

Além disso, ele é excelente para a saúde em geral. Como melhora a circulação do sangue e libera hormônio do crescimento no organismo, os resultados são tecidos mais resistentes às lesões e às doenças, bem como ossos mais fortes. Em outras palavras, aumenta a imunidade em todos os sistemas do corpo humano.

 

De acordo com estudo realizado por um pesquisador da Florida State Univerty’s College of Human Sciences, esse aminoácido está presente na melancia e consegue efetivamente combater a hipertensão antes que ela avance e se torne uma doença cardíaca. Legumes, peixe, carne vermelha e nozes são outras boas fontes.

 

Especificamente para os homens, acredita-se que esse aminoácido tenha efeitos similares ao viagra. A função cerebral também é uma grande beneficiada – com maior circulação de sangue no cérebro, a memória é otimizada. Além disso, esse suplemento é capaz de ajudar pacientes com Mal de Parkinson, já que aumenta o nível de controle mental.

 

Incluindo a L-Citrulina em sua dieta

Para tomar o suplemento com o objetivo de melhorar a saúde circulatória e aliviar a disfunção erétil, são recomendados 1.000mg, três vezes por dia junto com as refeições – ou seja, uma dose diária de 3.000mg.

Mas não é obrigatório consumir esse suplemento junto com as refeições. Caso a meta seja melhorar o desempenho esportivo, consuma de 6.000 a 8.000mg uma hora antes de praticar atividades físicas.

 

Se você não deseja o suplemento e quer obter o aminoácido de forma natural, alguns alimentos são capazes de ajudar. A melancia é uma das melhores fontes dessa substância. Além disso, alguns legumes, em especial a soja, também conseguem fornecer boa quantidade de L-Citrulina. Quanto às carnes, a de fígado é uma das que contém taxas mais elevadas.

Não há efeitos colaterais conhecidos da L-Citrulina, mas não é recomendado combiná-la com outros medicamentos para pressão alta ou disfunção erétil. Grávidas e lactantes também devem evitar o consumo. Se você estiver em dúvida, consulte um médico, que poderá esclarecer todos os seus questionamentos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!