Estética

Entenda como funciona o depilador masculino

Por Redação Doutíssima 18/08/2015

Uma pele com aspecto limpo e livre de pelos não é mais desejo exclusivo do universo feminino. Segundo uma pesquisa publicada pelo Daily Mail, 41% do público masculino consultado se depila para melhorar a autoestima. Para cumprir com essa função, o mercado já disponibiliza o depilador masculino, um aparelho elétrico que auxilia na remoção dos pelos.

Observado o resultado do estudo, é possível deduzir que os tabus estão sendo derrubados e que os homens podem, também, usufruir das técnicas de depilação. Nesse cenário, é importante escolher o depilador masculino adequado, algo que depende de vários quesitos, como o tipo de pele e a área a ser depilada.

depilador masculino

Livre de tabus, homens também podem usufruir das diferentes técnicas de depilação. Foto: Shutterstock

O que é o depilador masculino

O aparelho elétrico é ideal para depilar as áreas sensíveis do corpo, garantindo um resultado mais duradouro do que o fornecido pela depilação com lâmina. O equipamento arranca os pelos pela raiz e não costuma ocasionar alergias, sendo uma alternativa segura para as peles sensíveis. Mas há quem considere o método dolorido.

Há algumas variações em relação aos modelos elétricos, para atender às preferências masculinas. Determinados aparelhos contam com bateria, para que não seja necessária a presença do fio. Esses itens apontam a carga através de uma luz e podem ser utilizados para aparar pelos secos ou molhados.

As opções variam, também, na estrutura do aparelho. Os mais elaborados geralmente trazem três pentes para a eliminação dos pelos. Alguns contam, também, com duas cabeças: uma destinada a aparar e outra a raspar os fios.

Determinados modelos são comercializados com pontas arredondadas, para evitar a irritação da pele. Os homens que desejarem fazer uso da máquina para aparar os pelos das costas podem optar por um modelo com a cabeça giratória, que facilita a depilação no local.

Outros tipos de depilação masculina

Além do depilador masculino, há outras opções para retirar os pelos. Confira, abaixo, algumas delas:

1. Lâmina

depilador masculino

Foto: Shutterstock

O uso da lâmina é indicado para retirar os pelos na região do rosto, especialmente por ser uma alternativa prática e de baixo custo. Não é recomendo para as áreas do peito, das costas, da região íntima e das axilas, pois pode provocar a inflamação dos pelos.

2. Cera

depilador masculino

Foto: Shutterstock

A cera é um dos métodos mais vantajosos no quesito durabilidade. Quando arrancados com ela, os pelos demoram até três semanas para voltarem a crescer. O método serve para depilar todas as regiões, exceto o rosto e o pescoço. A principal desvantagem é a dor intensa na hora de arrancar os folículos.

3. Creme depilatório

depilador masculino

Foto: Shutterstock

O creme depilatório possui uma fórmula que dissolve a estrutura do pelo, fazendo com que ele se desmanche e seja removido com facilidade, de forma pouco agressiva e indolor. Pode ser utilizado em todas as áreas do corpo, menos no rosto. O resultado dura, em média, uma semana. A desvantagem é que pode causar alergias em algumas peles.

Cuidados com a depilação masculina

Todos os métodos de depilação, em maior ou menor escala, são prejudiciais à pele. Por isso, não basta aderir ao depilador masculino, é também necessário adotar alguns cuidados após o procedimento. Como a região fica mais sensível, é recomendado passar um óleo suave e evitar roupas apertadas.

Outro ponto importante, caso você não esteja familiarizado com as técnicas de depilação, é não hesitar em buscar a opinião de um esteticista ou dermatologista. Esse profissional poderá indicar qual é a melhor opção para você, garantindo que sua saúde não seja prejudicada.

É necessário lembrar, também, que a depilação com cera demanda cuidados redobrados. Se não conhecer bem a técnica, evite adotar a prática em casa, prefira um salão especializado. Após o procedimento, tome banhos com água fria ou morna e não esfregue a região com a toalha.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!