Exercícios > Fitness

Veja 4 exercícios leves que evitam os riscos do sedentarismo

Por Redação Fortíssima 07/04/2016

Que a prática de atividades físicas oferece inúmeros benefícios à saúde não é segredo para ninguém. Mas os prejuízos e riscos do sedentarismo também devem ser levados em consideração. Eles são um motivo a mais para mudar os seus hábitos e buscar uma vida mais saudável.  

Principalmente para quem não gosta de ir à academia ou praticar esportes, existem exercícios leves e até algumas ações realizadas no dia a dia que podem ajudar a evitar o sedentarismo – e todos os problemas que ele pode causar.

riscos do sedentarismo

Caminhadas moderadas ajudam a manter o sedentarismo longe. Foto: iStock, Getty Images

Riscos do sedentarismo

Levar uma vida sedentária, não praticando nenhum tipo de atividade física, pode afetar consideravelmente a saúde e a longevidade. Os riscos do sedentarismo incluem um processo de regressão funcional, já que que a falta de de exercícios provoca o desuso dos sistemas orgânicos.

Pesquisas da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) mostram que o sedentarismo é um problema crescente no Brasil. Isso porque as pessoas gastam menos calorias por dia do que gastavam há 100 anos. Atualmente, 70% da população brasileira não pratica exercícios físicos regularmente.

Por isso, segundo a SBC, as doenças do coração são as principais causas de morte no país, passando na frente de problemas como obesidade, colesterol alto, diabetes e tabagismo. A vida sedentária é responsável por 54% do risco de morte por infarto e por 50% do risco de morte por derrame cerebral.

Além de evitar os riscos do sedentarismo e contribuir para a prevenção de uma série de doenças, o movimento realizado pelos músculos durante os exercícios ativa a liberação de várias substâncias ligadas à sensação de prazer e bem-estar, como a endorfina, dopamina e, noradrenalina.

O principal  cuidado é manter o foco e a dedicação. Muitas pessoas acabam desistindo das atividades por desanimar facilmente ou não se organizar e faltar tempo. Por isso, para não cair na fadiga e conseguir combater os riscos do sedentarismo, é importante buscar atividades que lhe agradam e tragam prazer, que não sejam uma obrigação.

Exercícios fáceis para evitar o sedentarismo

Antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, principalmente para quem leva uma vida sedentária, é fundamental fazer avaliações físicas e de saúde, procurando também aconselhamento especializado.

É indicado sempre começar com exercícios leves e de forma moderada, como andar, correr, pedalar, nadar e fazer ginástica. Com a realização dessas atividades físicas durante 30 a 60 minutos, três vezes por semana, já é possível evitar os riscos do sedentarismo e conquistar mais qualidade de vida.

  1. Caminhadas leves

Caminhar ao ar livre durante 20 ou 30 minutos algumas vezes por semana contribui para manter o corpo em movimento e o organismo funcionando corretamente. É muito indicado para quem está começando a praticar exercícios.

riscos do sedentarismo

Iniciar com caminhadas é um bom começo. Foto: iStock, Getty Images

  1. Pedalar

Andar de bicicleta também é uma ótima opção. Que tal deixar o carro na garagem de vez em quando e ir ao trabalho, ao mercado ou apenas passear pedalando?

riscos do sedentarismo

Além de se exercitar, você ainda ajuda o meio ambiente. Foto: iStock, Getty Images

  1. Danças

Para quem gosta de atividades diferentes e dinâmicas, a dança é ideal para não cair na mesmice de atividades como musculação. Pode ser praticada em academias, em escolas de dança ou até mesmo em casa, combinando diversos movimentos e queimando boas calorias.

riscos do sedentarismo

Você pode variar entre os ritmos. Foto: iStock, Getty Images

  1. Pular corda

Outro exercício leve e que pode ser feito em casa é pular corda. Divertida, a atividade ajuda a queimar calorias e ainda melhora a capacidade de respiração.

riscos do sedentarismo

A atividade pode ser praticada em qualquer lugar. Foto: iStock, Getty Images

E você, já conseguiu fugir dos riscos do sedentarismo? Conte para a gente! Ainda com dúvidas? Aproveite o Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!