Dica do Nutricionista > Nutrição

Como congelar legumes e manter os seus nutrientes

Por Redação Fortíssima 09/05/2016

Manter legumes no congelador é uma boa alternativa para guardar esses alimentos por mais tempo, evitar desperdícios ou ainda aproveitar as opções da temporada em outras época. Mas você sabe como congelar legumes corretamente? Usar a técnica errada pode implicar na perda de nutrientes e do sabor.

O processo depende de cada alimento, pois alguns podem ser congelados crus, enquanto outros precisam ser cozidos ou passar pelo que se chama de branqueamento. Quer saber mais? Confira as dicas que a equipe do Doutíssima separou para você.

como congelar legumes

Tanto o congelamento quanto o descongelamento exigem cuidados. Foto: iStock, Getty Images

Como congelar legumes

Além de evitar o desperdício de alimentos que não serão consumidos logo, a técnica de congelamento também traz outro benefício: ela elimina os micro-organismos da superfície do legume, mantendo-a limpa. Na verdade, isso é tão eficiente que os vegetais deveriam ser congelados logo após a colheita, segundo uma pesquisa da Birds Eye.

De acordo com o estudo, num período de cerca de 16 dias, contando o caminho da colheita até o fornecedor – além do tempo que ficam nas gôndolas -, os vegetais acabam perdendo boa parte dos nutrientes, entre 10% e 45%

O primeiro passo para saber como congelar legumes é escolher alimentos novos e frescos, evitando aqueles que já estão totalmente maduros e também machucados ou danificados. Também é importante fazer o branqueamento dos legumes, um cozimento rápido – em torno de quatro minutos – que evita perdas de nutrientes.

Para fazer esse processo, é preciso limpar bem os vegetais e cortá-los em tiras ou cubos. Depois, mergulhe os alimentos picados em água fervente. Para cada quilo de legumes, deve-se usar um litro de água. Deixe por alguns minutos e, em seguida, coloque-os em água gelada. Esse choque térmico evita que eles cozinhem com o calor.

Seque os legumes com um pano limpo e os armazene em recipientes limpos ou sacos plásticos. É importante tirar todo o ar de dentro da embalagem, para que eles não fiquem sem sabor e com textura áspera.

Cuidados para descongelar os legumes

Assim como congelar legumes exige alguns cuidados, na hora de descongelar os alimentos para o consumo também é preciso seguir algumas medidas.  A principal dica é deixar que eles fiquem em temperatura ambiente antes de serem utilizados.

 Se quiser que o processo seja mais rápido, coloque o saquinho ou recipiente em água friaPara consumir, o alimento deve ser cozido depois de descongelado, pois o processo de branqueamento não foi o suficiente.

Todos esses cuidados para saber como congelar legumes evitam que eles percam os nutrientes e o sabor, além de prevenir intoxicações alimentares ou outros problemas devido ao congelamento ou descongelamento indevido.

E aí, aprendeu como congelar legumes? Depois nos conte como ficou o resultado. Essa é uma alternativa que também ajuda a economizar.