Dica do Nutricionista

Como congelar legumes? Confira 5 dicas e cuidados

Por Redação Doutíssima 22/06/2015

A vida moderna exige, cada vez mais, praticidade. Tudo o que puder ser feito em menos tempo, para que possamos fazer outras coisas, é bem-vindo. Por isso, aprender como congelar legumes é uma ótima alternativa, que economiza o tempo gasto para ir ao mercado e na permanência na cozinha.

De um modo geral, é possível saber como congelar legumes, mas entenda que eles vão perder um pouco de suas características, ficando mais moles. Com isso, podem ser utilizados em preparos de sopas e cremes ou outras receitas de ingredientes cozidos.

como congelar legumes

Para congelar os legumes, é preciso limpar, cortar e embalar esses alimentos. Foto: iStock, Getty Images

Porém, fica difícil utilizá-los para saladas, como explica Gisele Maria Menezes Ribeiro Kosminsky, professora do curso de Nutrição da Universidade Feevale.

Veja como congelar legumes

Segundo Gisele, como todo alimento que vai ser congelado, a regra básica para congelar legumes é que eles sejam limpos antes de serem cortados e devem ser embalados a vácuo (retirar o ar). Em seguida, devem ser congelados imediatamente, na parte mais fria (a gaveta bem de cima ou o compartimento de congelamento rápido).

“Deve-se colocar apenas uma camada de alimentos e esperar congelar completamente, depois retirar e só então colocar mais uma camada para congelar. Assim, a qualidade se mantém”, ensina Gisele.

Outro aspecto destacado pela professora é que o importante é congelar somente o que o freezer pode congelar rapidamente. Segundo Gisele, dependendo do vegetal, é necessário colocar o alimento por um ou dois minutos em água fervente, resfriando logo em seguida. O processo é chamado de branqueamento.

Ao congelar legumes, saiba que as propriedades nutricionais, normalmente, mantêm-se dentro de um congelamento industrial, onde se controla rigorosamente o processo e a temperatura é mais baixa do que no freezer doméstico.

Se no freezer doméstico o congelamento for feito adequadamente (conforme descrito na questão anterior), as perdas são mínimas.

É preciso estar atento ao período em que é possível congelar esses alimentos, especialmente no que se refere ao armazenamento. E isso vai depender da quantidade de gordura que o alimento contém.

Segundo Gisele, os micro-organismos não se multiplicam, portanto, as alterações são por conta da oxidação das gorduras, que continua mesmo quando o alimento está congelado. “E quando o  alimento é descongelado, percebe-se um gosto de ‘requentado’, principalmente nas carnes”, diz.

Saiba congelar legumes sem erros

Entre os erros mais comuns quando se trata de como congelar legumes está, como descrito acima, o congestionamento do freezer no momento do congelamento e o armazenamento por período muito longo.

Também no momento do descongelamento existe muito procedimento inadequado. “As pessoas não sabem que, quanto mais lento for o descongelamento, mais tempo o alimento tem para reabsorver a água que por ventura se solte neste processo, tornando o alimento mais próximo do que era antes de congelar”, comenta a professora de Nutrição.

A regra é congelar rápido e descongelar devagar, o que se faz adequadamente,dentro do refrigerador. Observe as informações a seguir:

1. Antes de embalar

Limpar, lavar bem o legumes antes de cortá-los.

2. Na hora de embalar

Embalar a vácuo (retirar o ar do saco plástico).

3. Na hora de congelar

Observar a quantidade de legumes que o freezer é capaz de congelar mais rapidamente.

4. Na hora de armazenar

Não deixar o produto congelado armazenado por muito tempo.

5. Na hora de descongelar

Descongelar lentamente para que o alimento reabsorva a água.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!