Especialidades > Saúde

Grávidas não devem ir ao RJ devido ao zika vírus, diz OMS

Por Redação Fortíssima 13/05/2016

A 84 dias do início dos Jogos Olímpicos 2016, o surto de zika vírus ainda causa preocupação no Brasil. A doença, proliferada pelo mosquito Aedes aegypti, conquistou atenção global nos últimos meses e rendeu um alerta  da Organização Mundial da Saúde (OMS): a indicação é que gestantes não visitem o Rio de Janeiro.

O comunicado foi emitido pela OMS na última quinta-feira, dia 12, em parceira com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Ele frisa que “mulheres grávidas continuam a ser aconselhadas a não viajar a áreas de contínua transmissão de zika. Isso inclui o Rio de Janeiro”.

Zika vírus ainda preocupa

Ainda há um longo caminho pela frente para entender a dimensão das consequências do zika vírus para mulheres grávidas e seus bebês. Uma das complicações já confirmadas é a associação entre a doença e a microcefalia em recém-nascidos.

Segundo o informe mais recente do Ministério da Saúde (MS), divulgado em 7 de maio, já foram confirmados 1.326 casos de microcefalia e alterações do sistema nervoso por infecção congênita. Ocorrências de malformações, registradas também em outros dos 58 países e territórios afetados pelo zika, ainda seguem em investigação.

Diante do cenário de incertezas, a OMS prefere seguir com a recomendação de que as grávidas evitem o Rio de Janeiro e, por consequência, os Jogos Olímpicos. O informe destaca que o evento ocorre no inverno, estação em que a atividade do mosquito é menor e o risco de picada é reduzido, mas que isso não garante 100% de segurança.

Em entrevista à BBC Brasil, Christian Lindmeier, porta-voz da OMS, esclareceu que esta é a primeira vez que foi lançado um alerta sobre o zika vírus direcionado à cidade que vai sediar o evento. Ele frisou que a medida não é discriminativa, mas um modo de reforçar as recomendações que foram feitas a todas as regiões em que existem registros de casos da doença.

Zika vírus em grávidas

Grávidas precisam ter atenção especial com o zika. Foto: iStock, Getty Images

Cuidados durante os Jogos Olímpicos

Para quem já está com passagem confirmada para o Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos 2016, o comunicado emitido pela OMS traz uma série de recomendações importantes. Inicialmente, a organização aconselha aos viajantes consultarem um médico antes de fazer a viagem.

O documento sugere ainda que o visitante não se esqueça do uso de preservativos durante o sexo, considerando que já foram confirmados casos de transmissão por via sexual. A recomendação vale para o período da estadia no Rio e pelas próximas quatros semanas após o retorno, especialmente para quem experimentou sintomas da doença.

Preferir roupas com mangas compridas e fazer uso de repelentes de maneira frequente também são medidas recomendadas para reduzir as chances de picada pelo mosquito que transmite o zika vírus. 

Anotou aí todos os cuidados necessários? Lembre-se de que é preciso ter atenção com o zika vírus, especialmente se você estiver grávida. Deixe um comentário com sua opinião sobre o artigo.