Bem-Estar > Qualidade de vida

Como separar o lixo para reciclagem de maneira eficiente

Por Redação Fortíssima 16/05/2016

No Dia do Gari, comemorado em 16 de maio, nada melhor que falar de como separar o lixo para reciclagem. Além de ajudar no trabalho desses profissionais, você também colabora com o meio ambiente e pode curtir ruas mais limpas.

No entanto, poucas são as cidades brasileiras que possuem sistemas de reciclagem. Além disso, apenas 3% de todo o lixo produzido no país é reciclado. Que tal fazer a sua parte e ajudar a mudar essa realidade? Não custa tentar.

Entenda a importância da reciclagem

No final de 2014, entrou em vigor o Plano Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil. Ele é uma forma de incentivar e ensinar como separar o lixo para reciclagem. Porém, oito em cada dez municípios brasileiros ainda não tem programa de coleta seletiva – e ele nem sempre é eficiente.

Em todo o país, 76 milhões de toneladas de lixo são jogadas fora e 30% poderiam ser reaproveitadas, mas só 3% vão para a reciclagem. Nos últimos dez anos, o número de municípios que implantaram programas de reciclagem aumentou de 81 para mais de 900.

Porém, isso não representa nem 20% das cidades. Os dados são da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. Além de diminuir a quantidade de dejetos em aterros e possibilitar o reaproveitamento de materiais que seriam inutilizados, a reciclagem gera uma grande economia de recursos e ainda oferece oportunidades de ganho de renda.

Como separar o lixo para reciclagem

Para serem reciclados, os resíduos devem ser descartados nos locais destinados. Foto: iStock, Getty Images

Como separar o lixo para reciclagem

Para começar a mudar o cenário no país, é preciso primeiro de conscientização para que as pessoas saibam como separar o lixo para reciclagem de forma correta. Os materiais recicláveis são classificados por tipo, como plástico, papel, vidro, ferro, alumínio, orgânico e outros.

Para as cidades que possuem coleta seletiva, basta separar os tipos de resíduos conforme as indicações, que geralmente são entre lixo seco e orgânico. Já para quem tem tiver um quintal ou horta, o lixo orgânico pode servir como compostagem.

Um cuidado importante é ao descartar no lixo vidros quebrados, lâminas de barbear e outros materiais cortantes ou perfurantes. Eles devem ser colocados sempre dentro de caixas ou enrolados em folha de jornal, para não ferir os coletores.

Além desses tipos de lixo, é preciso ter atenção aos outros resíduos, como lâmpada, medicamentos, pilhas e eletrônicos, que não podem ser reciclados, mas devem ter descarte adequado. É o caso também do óleo de cozinha, que deve ser entregue em postos de coleta específicos e nunca despejado na pia.

Esses cuidados ajudam a evitar que os resíduos causem impactos negativos ao meio ambiente e também à saúde da população. Fazer a sua parte pode parecer pouco, mas certamente vai ajudar.

Como separar o lixo para reciclagem

E aí, já sabe como separar o lixo para reciclagem? Conte para a gente nos comentários.