Qualidade de vida

Otimismo e bom humor podem aumentar longevidade, dizem estudos

Por Redação Doutíssima 13/05/2014

Nunca é tarde para adotar uma postura positiva. Estudos comprovam que o otimismo e bom humor podem aumentar a longevidade. Dar risadas e ser positivo pode ajudar a ter uma vida longa e mais prazerosa, logo, ser positivo parece ser bastante benéfico para a saúde física e mental.

Em algumas pessoas, o otimismo e bom humor são intrínsecos, já nascem com elas. Também é comum encontrarmos crianças simpáticas que cativam as pessoas ao seu redor. Contudo, sempre há chance de mudanças: se você costuma ser mau humorado ou não cultiva momentos de simpatia e gentileza, isto pode melhorar.

otimismo e bom humor

Pessoas sorridentes são mais produtivas no trabalho, criativas e inteligentes. Foto: Shutterstock

O otimismo e bom humor são características marcantes, principalmente nas pessoas com idade próxima aos 100 anos. Elas tendem a serem mais extrovertidas e veem o mundo sob uma perspectiva prazerosa e despreocupada.

O bom humor chega a ser contagioso, além de um hábito saudável, agradável e que faz as pessoas viverem mais. O resultado disso são pessoas mais sorridentes, comunicativas e que têm maior facilidade em fazer amizades, além de mais produtivas no trabalho, criativas e inteligentes.

Como manter o otimismo e bom humor

Inúmeros são os benefícios de se manter o otimismo e bom humor. No entanto, o otimismo ainda divide opiniões. Há quem considere que isso tudo não passa de “conversa fiada” abordada por livros de autoajuda. Mas há também quem acredita que esse sentimento é um ingrediente essencial para levar uma vida mais saudável.

Cada pessoa tem a sua forma de agir com relação aos fatos da vida e seu otimismo e bom humor variam conforme o que está o seu interior. Nem sempre é tão fácil enxergar o lado bom das coisas, mas deve-se acreditar que para tudo há uma solução específica.

O exercício é árduo. Geralmente, o que a pessoa vê ou passa durante a vida é levado para o caminho contrário. Momentos ruins existem para todos e, assim, cabe a cada um refletir sobre como agir com relação a isso.

Quando a pessoa age com otimismo e bom humor, naturalmente se alimenta de pensamentos positivos e favoráveis. Ela assiste aos acontecimentos e sua atenção, ou qualidade cognitiva seletiva, volta-se aos aspectos bons à sua volta.

Pratique o otimismo e bom humor

– Mostre um sorriso no rosto, cumprimente mais as pessoas a sua volta, comece uma conversa e seja um bom vizinho;

– Prefira mudanças verdadeiras e não só aparentes, pois as pessoas percebem se o elogio é motivado apenas por algum interesse específico;

– Mantenha-se gentil, sem esperar nada em troca e você vai se sentir bem e melhorar sua relação pessoal. Não confunda ser simpático com puxa-saco;

– Seja sincero, mas não se exponha de forma desagradável. Se não gosta de algo, fique calado para não magoar, principalmente pessoas com quem você não tem muita intimidade.

– Pense antes de falar e lembre-se de que cada ação sua terá uma reação nas outras pessoas. Evite brigas e discussões sem sentido. Cultive o bom humor e seja diplomático, tanto em casa, quanto no trabalho. Tudo pode melhorar à sua volta.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Bom humor no prato com receitas saudáveis

Como combater o mau humor durante a dieta

Alimentos que melhoram o humor

8 passos para ser mais feliz

5 Alimentos que te deixam mais feliz

20 Maneiras simples de ser feliz

Saiba como se pesar e seja mais feliz: 9 dicas para evitar erros com a balança!