Especialidades > Saúde

Fique atento aos sintomas da doença celíaca

Por Redação Fortíssima 17/05/2016

Eliminar o consumo de glúten na alimentação é uma tendência. Para quem sofre com os sintomas da doença celíaca, no entanto, não se trata de uma escolha. Cortar a substância das refeições é condição básica para manter o bem-estar.

Ao contrário do que é comum imaginar, o problema não é caracterizado como uma alergia. Trata-se de uma condição desencadeada por lesão na mucosa intestinal, provocada pela incapacidade de digerir o glúten.

A Associação dos Celíacos do Brasil (Acelbra) estima que há cerca de dois milhões de pessoas com o problema no país. Então, que tal aproveitar o 17 de maio, eleito como o Dia Internacional do Celíaco, e conhecer mais sobre a condição?

sintomas da doença celíaca

Dor abdominal é um dos sintomas da doença autoimune. Foto: iStock, Getty Images

Causas e sintomas da doença celíaca

De acordo com a gastroenterologista Fernanda Andrade de Oliveira, é preciso ressaltar que doença celíaca não é o mesmo que intolerância ao glúten. Os distúrbios intestinais são semelhantes, mas têm causas diferentes. O primeiro é uma patologia autoimune, desencadeada pelo sistema imunológico.

No caso da intolerância, o glúten não precisa, necessariamente, ser eliminado de vez da dieta. Já para os celíacos, não há opção: a proteína deve ser retirada do cardápio. Do contrário, as complicações podem ser severas.

Mas, afinal, o que ocasiona a doença? Flávia Morais, coordenadora de nutrição da rede Mundo Verde, explica que o intestino é repleto de microvilosidades (membranas), responsáveis pela absorção dos nutrientes que ingerimos através dos alimentos.

“Em portadores da doença, o glúten agride e danifica essas microvilosidades, o que pode resultar em deficiência de vitaminas, minerais e redução da absorção de calorias, importantes para garantir o correto funcionamento de nossas células”, explica.

A profissional ressalta que o diagnóstico costuma ser feito na infância, mas também pode ocorrer na fase adulta – tendência cada vez mais comum. Entre os sintomas da doença celíaca estão diarreia, dor abdominal, gases, perda de peso, cansaço e anemia.

“Contudo, estes sinais variam de paciente para paciente, sendo que alguns apresentam os sintomas com menor intensidade, o que pode dificultar o diagnóstico”, ressalta ainda Fernanda.

Já Flávia sinaliza ainda que entre os sintomas podem estar fadiga excessiva, irritabilidade, infertilidade e osteoporose. Diante dessas manifestações, portanto, o ideal é procurar um médico. Especialmente porque a doença celíaca preocupa por sua suposta relação a outros problemas de saúde, como infertilidade e predisposição ao câncer de intestino.

Tratamento da doença celíaca

No tratamento da doença, é fundamental realizar o acompanhamento com um nutricionista. Ele é o profissional indicado para definir uma dieta que exclua o glúten da alimentação e não cause desequilíbrios.

“A retirada da proteína leva à regeneração das microvilosidades intestinais e melhora a absorção de nutrientes, acabando com os sintomas manifestados pela maioria dos portadores de doença”, garante Flávia.

O mais comum é que alimentos como trigo, aveia, centeio e cevada sejam substituídos por arroz integral, trigo sarraceno, quinoa, amaranto, soja, milho e tapioca. Também costumam ser indicados tubérculos como a batata, batata doce, mandioca e o inhame.

Com auxílio de especialistas, é possível conviver com a doença celíaca sem perder o bem-estar e o prazer de comer. Tudo depende de estar alerta e seguir as recomendações.

E aí, aprendeu os sintomas da doença celíaca? Conhece alguém que sofra com o problema? Deixe a sua opinião nos comentários.