Especialidades

Saiba quais são os malefícios dos remédios para dormir

Por Redação Doutíssima 17/06/2014

Você conhece os malefícios dos remédios para dormir? Muita gente recorre aos remédios tarja preta para dormir, mesmo sob a desconfiança de que não é o melhor a ser feito. Afinal, o sono deve ocorrer ao natural e administrá-lo com remédios e pílulas está longe de ser uma boa ideia. Além disso, os medicamentos podem comprometer a sua saúde com efeitos colaterais indesejáveis.

Entenda os malefícios dos remédios para dormir

Dentre os malefícios dos remédios para dormir, pode ser citado o efeito colateral da dependência química, especialmente se fármacos do tipo hipnóticos, ansiolíticos e antidepressivos foram usados em longo prazo.

Uso de remédios para dormir pode gerar efeitos colaterais, como a dependência. Foto: Shutterstock

Uso de remédios para dormir pode gerar efeitos colaterais, como a dependência. Foto: Shutterstock

De imediato, eles podem provocar sonolência durante o dia, sensação de ressaca, reflexo e raciocínio lentos, tontura, perda de memória, dor de cabeça, náusea, vômito ou disfunções sexuais de diversas naturezas, como baixa libido, impotência sexual e ejaculação precoce. Por isso, é bom que você fique por dentro dos malefícios dos remédios para dormir.

Opções contra os malefícios dos remédios para dormir

Opções naturais são sempre uma alternativa mais indicada contra os malefícios dos remédios para dormir. Algumas pessoas costumam adotar remédios naturais à base de ervas, chás e métodos de outra natureza.

Contudo, qualquer fármaco, mesmo aqueles do tipo naturais, passa a exigir doses cada vez maiores para ter o mesmo efeito. Resumindo, as chances de você reeducar sua mente de forma eficaz através de medicamentos não presume que os resultados sejam duradouros. Este é mais um exemplo dos malefícios dos remédios para dormir.

Considerando a existência de malefícios dos remédios para dormir, especialistas recomendam que se opte pela reeducação da mente para manter um sono saudável. Dormir bem é uma habilidade completamente natural da mente humana. Ter facilidade para dormir deve ser algo extremamente fácil, natural e agradável.

Natureza contra os malefícios dos remédios para dormir

Caso você pense em buscar alternativas terapêuticas naturais para combater a insônia, saiba que muitas pessoas têm feito o mesmo. As propriedades destes produtos naturais têm seus benefícios reconhecidos no combate à insônia. No entanto, não podemos esquecer e entender os malefícios dos remédios para dormir. Para ajudar você a escolher a que melhor lhe convém, citamos 8 delas a seguir:

1. Bálsamo de Limão: é um calmante sedativo. Experimente beber uma chávena de bálsamo de limão e verá como as suas noites serão mais tranquilas;

2. Alface: planta cujas propriedades calmantes e sedativas são reconhecidas e indicadas;

3. Camomila😮 chá de propriedade calmante. Os óleos essenciais de camomila, recorrentes na aromaterapia, são também uma ótima opção;

4. Ginseng: pode ser usado para fazer chá ou diretamente na comida. A raiz da planta é colhida para fins medicinais, pois permite encontrar o equilíbrio em casos de estresse, uma das principais causas da insônia;

5. Laranja: faça um chá de casca de laranja e beba antes de dormir;

6. Lavanda: inalada ou sob a forma de aromaterapia, ela pode ajudar a ter uma noite de sono mais completa. Pode ser usada como infusão para chá;

7. Manjerona: suas propriedades sedativas, anti-bacterianas e anti-espasmódicas fazem dela uma aliada no combate à insônia;

8. Melissa: muito útil no combate à insônia se ingerido isoladamente ou combinado com raiz da planta valeriana. Pode ser usado em forma de chá ou de cápsulas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Mito ou verdade: dormir bem melhora a memória

Comer para dormir melhor: Conheça os melhores alimentos contra insônia

Ficar muito tempo sem dormir pode ser sinal de sonorexia. Conheça os sintomas, causas e tratamento

Não consegue dormir? Saiba como a melatonina pode ajudar no tratamento da insônia

10 Dicas para dormir bem todas as noites

Como programar uma boa noite de sono e acordar bem disposto

Doença do sono: sintomas, causas e tratamento