[the_ad_group id="16401"]
Especialidades

Mitos e verdades sobre fazer sexo durante a menstruação

Por Redação Doutíssima 23/09/2013

Muitas mulheres são avessas ao sexo durante a menstruação, mesmo o parceiro dizendo que não se importa. Vários motivos explicam esse comportamento. Pode ser por nojo, pois se sentem sujas, porque não gostam do sangue e da sujeira toda, questões religiosas e até falta de libido.

 

Não importa o motivo: o fato é que o sexo durante a menstruação ainda é um tabu e pode ser motivo de discórdia entre o casal. Por isso, esclarecer as dúvidas sobre o assunto e ter um diálogo franco com o parceiro é sempre a melhor solução.

 

sexo durante a menstruacao

Sexo durante o período menstrual ainda é visto como tabu para muitas mulheres. Foto: iStock, Getty Images

Sexo durante a menstruação

 

A menstruação é um momento incômodo para muitas mulheres e isso se reflete também na vida sexual. Há quem deixe de fazer sexo por nojo do sangue, por tabus e até por achar que não faz muito bem.

 

Entretanto,um estudo de 2012, publicado pela Universidade Lethbridge, mostra que as mulheres têm mais desejo sexual e fantasias nesse momento do mês.

 

Para aquelas que querem fazer sexo durante a menstruação, mas não gostam daquele sangue todo no corpo e nos lençóis, uma boa saída é usar a hora do banho.

 

Com o chuveiro ligado e a água escorrendo pelo corpo, o sangue, característico da menstruação, também desce ralo abaixo. É claro que é impossível se livrar dele durante a transa, mas pelo menos o casal já está limpinho e aproveita a hora do banho de maneira mais erótica.

 

Sexo durante a menstruação: mitos e verdades

 

1. Pode fazer sexo?

 

Fisiologicamente, não há nada que impeça que uma mulher tenha relações sexuais durante o período menstrual. A barreira é mais psicológica e comportamental do que qualquer outra coisa. Já há no Brasil um absorvente íntimo próprio para ser usado durante o sexo, sem cordão e maleável, ele parece uma espécie de esponja.

 

2. Sexo durante a menstruação engravida?

 

Quando a mulher está menstruada, significa que ela não engravidou durante o mês e o útero está em processo de limpeza para uma nova tentativa, sendo naquele momento desfavorável a uma gravidez. Isso não quer dizer que a mulher não possa engravidar. As chances são bem menores nos últimos dias da menstruação.

 

3. Dá para usar camisinha?

 

Deve! A camisinha é fundamental neste momento, pois protege o homem do contato com o sangue e previne possíveis doenças sexualmente transmissíveis.

 

4. A mulher fica mais excitada durante a menstruação?

 

Depende da mulher. Algumas afirmam que sim e que, inclusive, a libido aumenta. Outras dizem perder o apetite sexual. Tudo, na verdade, depende de como a mulher lida com o seu próprio corpo.

 

5. Na menopausa, a libido desaparece?

 

Esse é um mito e uma verdade ao mesmo tempo. Novamente, é caso a caso. A libido não depende apenas de vontade ou de estímulos, ela também está relacionada aos hormônios femininos. Como na menopausa os hormônios perdem vitalidade, algumas mulheres podem ter redução da libido.

 

6. Sexo durante a menstruação aumenta as chances de contrair HIV?

 

Sim. Principalmente para o homem, pois o sangue contém o vírus e, numa relação sem preservativo, o parceiro fica bem mais exposto do que se a mulher não estivesse menstruada.

 

7. Sexo oral pode durante a menstruação?

 

Pode, desde que seja com proteção. Mesmo não sendo comum, há casais que gostam de sexo oral até durante a menstruação.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]