Sem categoria

Como fazer bolinho de chuva com muito sabor

Por Redação Fortíssima 18/05/2016

Que tal aprender como fazer bolinho de chuva? Nada mais apropriado para uma tarde úmida na casa da vó, especialmente se o dia estiver frio. Saboroso, o lanche exige poucos ingredientes e é de fácil preparo.

Mas como surgiu essa receita deliciosa? Na obra literária História da Alimentação no Brasil, o folclorista Luís da Câmara Cascudo a apresenta como uma iguaria que ficou popular com a chegada da farinha de trigo no país e ressalta sua semelhança com o sonho, tipicamente português.

Como fazer bolinho de chuva

Então, que tal aprender a como fazer bolinho de chuva? Confira os ingredientes que irá precisar e separe tudo antes de começar o preparo. A tarde certamente vai ser das mais saborosas.

Ingredientes

2 ovos

2 colheres de açúcar

1 xícara (chá) de leite

Farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento

Açúcar

Canela

Modo de preparo

Em uma vasilha coloque os ovos, as colheres de açúcar, leite, farinha de trigo e o fermento. Misture até a massa ficar homogênea, levemente consistente e lisa. Em uma panela, adicione óleo para fritar os bolinhos. Para definir a medida exata de cada um deles, use uma colher de sopa.

Coloque as porções da massa no óleo e frite. Fique atenta para o bolinho cozinhar devidamente por dentro. Depois é só salpicar o açúcar e a canela por cima. Mas atenção, faça isso enquanto as porções ainda estiverem bem quentes. Do contrário, a mistura não vai criar aderência.

Como fazer bolinho de chuva

A receita é rápida e ideal para um lanche da tarde. Foto: iStock, Getty Images

Outro típico lanche de inverno

Quer incrementar ainda mais o lanche? O bolo de fubá é outra alternativa que aparece com frequência na mesa dos brasileiros – especialmente com a aproximação do mês de junho -, seja companhado de chocolate quente ou café. Vamos aos ingredientes?

Ingredientes

4 ovos

2 xícaras (chá) de açúcar

2 xícaras (chá) de trigo

1 xícara (chá) de fubá

3 colheres (sopa) de margarina

1 xícara (chá) de leite

4 colheres (chá) de fermento

Modo de preparo

Em uma batedeira, bata as claras em neve e adicione açúcar. Acrescente as gemas, a margarina, o leite, a farinha de trigo, o fubá e continue batendo. Por último, adicione o fermento e misture com a colher ou espátula. Unte a forma que deseja assar o bolo e depois despeje a massa no recipiente.

O forno deve ser preaquecido a 180ºC e o bolo de fubá leva aproximadamente 30 minutos para ser assado. Em caso de dúvidas, espete o bolo com um garfo ou palito para saber se está no ponto, ou seja, assado por dentro.

Agora que você já sabe como fazer bolinho de chuva e esse delicioso bolo de fubá, é só reunir a família e amigos para desfrutar desses lanches saborosos e práticos. Todos vão adorar.

E aí, o que achou das receitas? Aprendeu como fazer bolinho de chuva? Deixe o seu comentário.