Sem categoria

Veja como definir o melhor horário para malhar

Por Redação Doutíssima 31/07/2013

Você tem o seu  melhor horário para malhar? Duas das principais razões que as pessoas dão para não se exercitarem regularmente incluem a falta de resultados e a falta de tempo. Assim, para muitas pessoas, o melhor tempo para se exercitar é o tempo que for mais conveniente e aquele que se encaixa em uma agenda ocupada.

 

Algumas pesquisas, todavia, sugerem que em alguns horários do dia é possível obter melhores resultados, enquanto outras revelam que a coisa mais importante é escolher uma hora do dia na qual você possa tornar o exercício um hábito.

melhor horario

É importante ter um horário fixo para malhar e respeitar seu relógio biológico. Foto: iStock, Getty Images

Para as personal trainers Flávia Picolo e Carina Rosin, do site Noiva em Forma, você deve assumir um horário mais ou menos fixo para se exercitar e jamais marcar outro compromisso para essa ocasião. “Ele é tão importante na sua rotina como uma aula de inglês, por exemplo. Isso facilita seu compromisso com a atividade”, revelam as especialistas em fitness.

Afinal, qual é o melhor horário para malhar?

Se você pudesse fazer o seu corpo queimar mais calorias, ter mais benefícios de saúde, ficar mais forte e definida, apenas escolhendo o melhor horário de ir na academia, isso seria o ideal, não é mesmo? Infelizmente, esse momento perfeito pode não existir.

O que os estudos mostram é que existem benefícios ao se exercitar em vários momentos ao longo do dia. Por exemplo, um estudo da Universidade do Estado de Appalachian mostra que malhar pela manhã ajuda a dormir melhor. Mas a Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (Abne) mostra que o corpo tem mais força para malhar à noite.

Porém, ao escolher o melhor horário para se exercitar, é preciso levar em conta o seu próprio relógio biológico, que controla os períodos de atividade e inatividade do corpo. Além disso, é preciso lembrar da união do exercício com uma alimentação equilibrada.

 

Melhor horário para malhar: defina seus objetivos

Ainda não existe uma pesquisa específica definindo qual é o melhor horário para a atividade física, mas muitos estudos já foram feitos sobre os benefícios de malhar em diferentes horários. Desde que a hora escolhida seja parte da sua rotina e que você tenha disposição para exercitar o corpo, pode ser uma ótima opção.

1. Para quem quer um melhor desempenho

Se você estiver interessada em performance, a tarde e o início da noite são os melhores momentos para o exercício, segundo um estudo australiano. De acordo com a pesquisa, os participantes tiveram um desempenho melhor no período da tarde do que no turno da manhã.

2. Para quem quer melhorar a força

 

Outro estudo australiano demonstrou que levantar objetos pesados ​​à noite, em oposição à manhã, resultou em mais força e construção de massa muscular.

3. Para quem quer emagrecer

Se você quer fazer atividade aeróbicas, que precisam de grande resistência e são fundamentais para perder peso, a sua capacidade aeróbica aumenta cerca de 4% no período tarde.

4. Para quem não tem persistência

Se você tiver problemas em manter uma rotina de exercícios, a manhã pode ser o seu melhor horário para se exercitar, dizem os especialistas. Segundo Cedric Bryant, do Conselho Americano do Exercício, o hábito do exercício mais consistente é encontrado em pessoas que têm nele a sua primeira tarefa do dia.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!