Bem-Estar > Dia a Dia

Dicas para economizar na hora de contratar um seguro veicular

Por Redação Fortíssima 20/05/2016

Para quem tem carro, o seguro é uma despesa indispensável, principalmente quando se dirige diariamente nas grandes cidades. Diversos fatores são levados em conta na hora da seguradora fazer a cotação do valor, como a idade do motorista, o estado civil, a cidade em que dirige, o modelo do veículo e o local em que o carro fica à noite.

Dependendo dessas variáveis, o valor cotado pode ficar bastante alto. Mas com alguns cuidados é possível economizar na hora da contratação – e sem omissões ou trapaças. Além disso, é importante também ficar atento às situações em que economizar talvez não seja o melhor negócio.

Aspectos importantes para contratar um seguro

De acordo com a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), 11 milhões de brasileiros possuem contratos em seguradoras. A contratação de seguros de automóvel cresceu 6,5% no ano passado no país, aumentando também a quantidade de empresas que oferecem o serviço.

Com tantas opções no mercado, o mais indicado é fazer uma pesquisa cautelosa. O preço do seguro de um veículo é determinado pela análise de riscos das seguradoras, que podem estipular os valores dos seus produtos com liberdade. Por isso, a dica é não poupar tempo na análise.

Além disso, outro fator determinante é a forma de pagamento, que pode significar uma redução considerável do custo. Se o assegurado tiver capacidade financeira, o ideal é optar pelo pagamento à vista.

Um cuidado importante para evitar prejuízos maiores posteriormente, na tentativa de baixar o preço do seguro, é não passar informações falsas. Usar um endereço de residência diferente, omitir o fato de que o carro é usado por mais pessoas ou dizer que o veículo é estacionado em garagem quando fica na rua são fraudes comuns.

No entanto, as seguradoras verificam a veracidade das informações e, caso comprovem que sejam falsas, podem gerar a negativa de indenização e ainda pagamentos adicionais que certamente não compensam.

Seguro

Escolher um bom corretor garante mais economia e segurança. Foto: iStock, Getty Images

Dicas para encontrar o melhor preço e economizar

Quer economizar, mas não sabe como? Confira as dicas que a equipe do Doutíssima separou para você.

Antes de comprar o carro

A economia no seguro já começa antes mesmo de comprar um veículo. É indicado já levar em consideração o valor da contratação na hora de escolher o modelo, simulando os preços para saber quais carros têm as apólices mais baratas.

Modelos que apresentam maior risco

Algumas características do carro apresentam maior risco à seguradora, tendo apólices mais caras. Por exemplo, os modelos mais visados por ladrões costumam gerar mais gastos com manutenção. Veículos que já saíram de linha também podem ter seguros mais elevados, pois suas peças originais ficam mais caras, aumentando as buscas por itens roubados.

Escolha do corretor

Escolher um bom corretor ajuda a economizar dinheiro e também tempo em caso de sinistros (eventos em que o bem segurado sofre um acidente ou prejuízo), devido ao atendimento especializado 24 horas, por exemplo. Um profissional capacitado vai em busca de melhores valores e garante mais segurança para o assegurado.

Cotação com várias seguradoras

Por último, é importante comparar os preços do maior número de seguradoras possível. Conhecer os serviços oferecidos e avaliar o que realmente vai usar garante boas economias. Ter a opção de um carro reserva, por exemplo, pode ser ótimo, mas é preciso avaliar se você realmente precisa.

E aí, o que achou das dicas para contratar um seguro veicular? Vale colocar todas elas em prática e ter mais segurança.