Nutrição > Receitas

Veja 3 receitas fáceis e saborosas para o almoço de domingo

Por Redação Fortíssima 21/05/2016

Fim de semana é sinônimo de reunir a família e os amigos para um delicioso almoço de domingo. Afinal, nada como preparar uma refeição para as pessoas que amamos, não é mesmo? O difícil é agradar a todo mundo com as escolhas.

Há quem prefira algo mais mais leve, enquanto outros não abrem mão do churrasco – com direito a vários complementos bem calóricos. Na dúvida, a dica é variar o cardápio e trazer opções inéditas.

almoço de domingo

Almoço de domingo é ideal para reunir família e amigos. Foto: iStock, Getty Images

Receitas para o almoço de domingo

Para quem anda sem criatividade na cozinha, vale ficar por dentro de algumas receitas fáceis de fazer, mas que não pecam no sabor. Confira três opções para incrementar o almoço de domingo e receber vários elogios.

Arroz com castanha de caju

Ingredientes

4 colheres de sopa de manteiga

4 xícaras de chá de arroz

½ xícara de chá de vinho branco seco (100 ml)

10 ramos de salsinha picados

40 castanhas de caju picadas grosseiramente e torradas

Sal a gosto

Modo de preparo

Em uma panela média, derreta a manteiga, adicione o arroz e refogue rapidamente. Acrescente o vinho e, depois de alguns minutos, junte oito xícaras de água fervente (cerca de 1,6 litros). Tempere com sal e abaixe o fogo.

Tampe parcialmente a panela e cozinhe o arroz por cerca de 20 minutos. Desligue o fogo, tampe a panela completamente e deixe descansar por mais 5 minutos. Momentos antes de servir, transfira o arroz para uma travessa e junte os temperos: salsinha e castanha de caju torrada. Misture bem e leve à mesa.

Lombo de porco ao creme de castanhas-do-pará

Ingredientes

1 kg de lombo de porco

200 ml de vinho branco seco

100 gramas de castanhas-do-pará cortadas em lâminas

100 ml de leite de coco

1 colher de sopa de manteiga sem sal

1 colher de sopa de óleo de castanha-do-pará

3 dentes de alho

Talos de salsinha

Cebolinha picada

Ramos de tomilho e alecrim

Pimenta preta

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

No dia anterior ao almoço, toste as lâminas de castanha-do-pará no forno até dourarem levemente. Reserve. Corte o lombo de porco em lâminas de um centímetro de espessura e bata com um martelo de carne liso até obter fatias bem finas. Reserve.

Faça uma vinha d’alhos da seguinte forma: amasse o alho, junte os grãos de pimenta, os talos de salsinha, os ramos de tomilho e alecrim e o vinho. Tempere com sal. Deixe os escalopes de lombo marinando nessa mistura por aproximadamente seis horas e em refrigeração.

No momento do preparo, leve a manteiga e o óleo de castanha-do-pará à frigideira aquecida. Retire os escalopes da marinada e frite-os. Reserve. Nessa mesma frigideira, acrescente o leite de coco e baixe o fogo. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída. Assim que ferver, sirva esse creme sobre os escalopes previamente preparados.

Para finalizar, decore com as lâminas de castanha-do-pará reservadas, ciboulette picada e um fio de óleo de castanha-do-pará.

Tortinha de morango

Para fechar o almoço de domingo com chave de ouro, vale apostar em uma receita deliciosa também para a sobremesa. Que tal uma tortinha de morango? Confira a receita abaixo:

Ingredientes

Massa

1 ½ xícara de chá de aveia em flocos finos

1 xícara de chá de farinha de aveia

1 colher de sopa de canela em pó

½ xícara de chá de adoçante culinário

¾ xícara de chá de creme vegetal gelado

Recheio

2 colheres de sopa de leite em pó

2 ovos

1 colher de sopa de adoçante culinário

½ colher de chá de essência de baunilha

300g de morango

Modo de preparo

Para a massa, coloque em uma tigela os ingredientes secos. Junte o creme vegetal gelado e, com a ajuda das mãos, amasse bem para obter uma massa homogênea. Forre dez formas pequenas e as acomode em uma assadeira grande.

Para o recheio, dissolva o leite em pó em uma xícara de água, junte os ovos e misture bem. Distribua esse recheio nas dez tortinhas e leve ao forno médio (180º C), preaquecido por cerca de 20 minutos. Deixe esfriar e desenforme.

Corte os morangos em cubos pequenos, junte o adoçante e leve ao fogo até levantar fervura. Cozinhe por mais três minutos e, quando estiver frio, posicione sobre as tortinhas. Prontinho, é só saborear.

E aí, o que achou das receitas para o almoço de domingo? De dar água na boca, não é mesmo? Depois nos conte como ficou.