Bem-Estar > Dia a Dia

Confira dicas para tirar mofo dos armários e peças de roupa

Por Redação Fortíssima 31/05/2016

A chegada de dias mais frios pede que você tire do guarda-roupa aquelas peças quentinhas e cheias de estilo. Depois de tanto tempo guardadas, no entanto, é comum que elas estejam com cheiro ruim e até com traços de bolor. A saída é aplicar alguns truques para tirar mofo e se livrar do problema – e a dica não vale apenas para o armário.

Os fungos que causam o mofo surgem quando existe uma alta quantidade de umidade em um ambiente. Cômodos como banheiro, quarto e sala são os locais mais afetados. Além disso, aumenta o risco de doenças respiratórias como asma, pneumonia e até a transmissão de bactérias perigosas.

Dicas para tirar mofo

A seguir, confira uma lista de dicas para tirar mofo que prometem melhorar a sua qualidade de vida e proteger a saúde de quem você ama. É fácil e não exige muito do seu tempo – nem do seu dinheiro.

No banheiro

O vapor do chuveiro é capaz de transformar esse ambiente em um pesadelo. A melhor opção para o extermínio do mofo é preparar o suco de alguns limões e misturar com uma pequena quantidade de água. Esse líquido deve ser aplicado sobre todos os azulejos e rejuntes do cômodo. Deixe agir por 15 minutos e remova com um pano.

As cortinhas do box também são afetadas pela ação dos fungos. Junte um litro de água com quatro colheres de sopa de sal em um balde. Coloque o tecido nessa mistura e deixe agir até que as manchas desapareçam. Lave novamente com sabão em pó ou a versão em barra. Limpe e deixe secar completamente no sol.  

No quarto

Nada pior do que tirar uma peça de roupa do armário e encontrar as manchas de mofo, não acha? Essas marcas podem ser eliminadas com um ingrediente muito utilizado no preparo de saladas. Aplique uma pequena quantidade de vinagre branco sobre as marcas e deixe agir por 15 minutos. Lave com água morna e sabão e guarde secar.

Os armários também pedem uma faxina geral. Retire todas as peças de roupa e espirre vinagre branco sobre os cantos e gavetas. Aguarde secar e passe um pano úmido com água. Deixe o móvel secar com as portas abertas. Esse processo deve ser repetido mensalmente e em todas as estações do ano.

Para acabar com o cheirinho de roupa guardada, preencha uma meia calça ou soquete com uma boa quantidade de serragem de cedro. Amarre bem para evitar sujeiras. Esse item é capaz de neutralizar o desagradável aroma do mofo. Quem preferir pode optar pelas bolinhas de cedro ou pela famosa naftalina.

Na sala

O mofo das paredes da sala está com os dias contados. Junte uma porção de água, alvejante e sabão em pó em um balde. Molhe um pano com essa mistura e passe no local que apresenta as manchas de fungos. Abra as portas e janelas para que o líquido seque completamente. Não remova.

Tirar mofo

A umidade dos dias frios é responsável pelo desenvolvimento de fungos. Foto: iStock, Getty Images

Elimine o mofo com truques rápidos

Quer mais algumas dicas? Anote aí: separe potes de vidro e preencha a metade com bicarbonato de sódio. Espalhe-os pela casa, para que a umidade seja absorvida. Troque sempre que o ingrediente começar a formar bolinhas.

Também vale abrir todas as portas e gavetas de armários durante a faxina semanal e evitar o carpete. De tempos em tempos, aproveite para retirar colocar suas roupas no sol e evitar o acúmulo de fungos. 

Por fim, jamais guarde roupas recém utilizadas. O suor depositado nas peças pode aumentar as chances do desenvolvimento de fungos. O mesmo vale para aquelas que não secaram completamente depois da lavagem.

E aí, aprendeu a tirar mofo? Compartilhe o artigo com os seus amigos nas redes sociais!