Bem-Estar > Dia a Dia

Fim de Carnaval: 4 eventos que vão mobilizar o Brasil em 2016

Por Redação Fortíssima 10/02/2016

Como é comum falar no Brasil, fim de Carnaval marca o verdadeiro início do ano. E depois de passar por um dos maiores eventos do país, comemorado de Norte a Sul, é hora de se preparar para os próximos grandes acontecimentos de 2016.

Entre eventos culturais, esportivos e políticos, o ano será bastante movimentado. Por isso, nada melhor que conhecer os principais e entender como cada um pode afetar o dia a dia de todos nós.

Fim de Carnaval: veja os próximos grandes eventos do ano

Com o final do Carnaval, vem também o fim do feriadão, das festividades e dos períodos de férias. O país começa a voltar ao ritmo normal e se prepara para um ano de grandes eventos culturais, políticos, esportivos e, provavelmente, econômicos.

Fim de Carnaval no Brasil

Depois da folia, olhos se voltam para a política, para a economia e para as Olimpíadas. Foto: iStock, Getty Images

Na política, decisões sérias serão tomadas, com processos de cassação de mandato e pedido de impeachment, além das eleições municipais. Os eventos esportivos e culturais também irão marcar 2016 e prometem movimentar a vida dos brasileiros.

4 eventos para marcar na agenda

Abaixo, confira quatro grandes eventos para anotar na agenda e ficar de olho:

Fevereiro: Fim do recesso no congresso

No congresso, fim de Carnaval é dia 16 de fevereiro, com o início real do ano legislativo e a retomada dos processos em andamento. Entre eles, a definição sobre a tramitação do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, suspenso no final de 2015 pelo Supremo Tribunal Federal.

Além disso, também é aguardada uma definição pelo STF sobre o destino do presidente da Casa, Eduardo Cunha, que pode virar réu no processo sobre o esquema de corrupção na Petrobras. A Procuradoria-Geral da República fez um pedido do seu afastamento do cargo e do mandato.

Fevereiro e março: Show dos Rolling Stones

O fim de Carnaval também deixa todos à espera dos próximos eventos eventos culturais que vão agitar o país. Entre eles, o mais esperado é o show da banda inglesa The Rolling Stones, que mobiliza três capitais em diferentes datas: dia 20 de fevereiro no Maracanã, no Rio de Janeiro; dias 24 e 27 de fevereiro no Morumbi, em São Paulo; e no dia 2 de março no Beira Rio, em Porto Alegre.

Agosto: Jogos Olímpicos Rio 2016

Depois do Carnaval, o Brasil deve lembrar de um grande evento que está chegando ao país na metade do ano. Em 2016, o Brasil será o primeiro país da América Latina a receber os Jogos Olímpicos, que vão ocorrer no Rio de Janeiro entre os dias 5 e 21 de agosto, com a participação de 10.500 atletas de 206 países. E entre os dias 7 e 18 de setembro, é a vez da disputa dos Jogos Paraolímpicos do Rio, que contará com 4.350 atletas de 176 países.

Maracanã vai sediar abertura das Olimpíadas 2016

Maracanã é a sede das Olimpíadas do Rio em 2016. Foto: iStock, Getty Images

Outubro: Eleições municipais

De volta ao âmbito político, em 2016 ocorrem as eleições municipais. O 1º turno está marcado para o dia 2 de outubro, e o 2º turno, para o dia 30 do mesmo mês. Neste ano, completam-se 20 anos do voto eletrônico no Brasil, alvo de polêmica desde as últimas apertadas eleições presidenciais.

E você, está de olho em qual grande evento de 2016? Deixe um comentário!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!