Qualidade de vida > Tabagismo

Conheça os 10 fatores que encurtam a expectativa de vida e fique bem longe deles!

Por Redação Doutíssima 06/05/2014

Um estudo realizado por pesquisadores vinculados à Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, apresentou os dez fatores que podem comprometer a expectativa de vida da população.

De acordo com o que foi apurado pelos especialistas norte-americanos, quanto maior for o número de fatores associados encontrados em um único indivíduo, menor será a sua expectativa de vida.

As mulheres, comprovadamente, tem expectativa de vida maior que a dos homens. Foto: Shutterstock

As mulheres, comprovadamente, tem expectativa de vida maior que a dos homens. Foto: Shutterstock

Fatores da expectativa de vida

Será que você conhece tudo aquilo que pode influenciar positiva ou negativamente na expectativa de vida? Confira a relação de fatores apontados por esta pesquisa e previna-se deles para viver mais e melhor!

1. Idade: inevitavelmente, o envelhecimento infere mudanças negativas no organismo. As deficiências que o corpo adquire com a idade podem mascarar outros problemas de saúde, atrasando o diagnóstico de outras doenças. O envelhecimento das células, das artérias e do cérebro também são fatores agravantes.

2. Ser homem: as mulheres, comprovadamente, tem expectativa de vida maior que a dos homens. A mulher vai ao médico com mais frequência, já os homens cuidam menos da saúde. A taxa metabólica maior e o desgaste das células mais intenso nos indivíduos do sexo masculino é outro problema.

3. Gordura corporal: A gordura produz substâncias chamadas adipocinas, que aumentam as chances de hipertensão, diabetes e problemas cardíacos, entre outros. A gordura localizada, principalmente na região do abdômen, é a mais nociva, pois promove um quadro inflamatório que agride os vasos sanguíneos, propiciando infarto e derrame.

4. Diabetes: causa danos em diversas estruturas do organismo, como o cérebro, o coração e os rins. Isso ocorre pela alta taxa de açúcar no sangue.

5. Tabagismo: o uso do cigarro é fator desencadeador para infartos, derrames e cânceres. Fumar gera inflamação e divisão celular que, para conseguirem ser amenizados, exigem um alto consumo de nossa energia, reduzindo a expectativa de vida.

6. Doença pulmonar: a doença crônica mais comum dos pulmões é o DPOC, que pode ser apresentada como bronquite crônica, causando uma inflamação nos brônquios, ou como enfisema pulmonar, que resulta em destruição dos pulmões ao longo do tempo. A falta de oxigenação plena do corpo compromete todas as funções.

7. Doenças cardiovasculares: representam a maior causa de mortes no Brasil – cerca de 800 mil pessoas ao ano. Logo, cuide bem do seu coração para aumentar a expectativa de vida.

8. Câncer: a doença drena a energia do corpo, fazendo com que ela seja mal distribuída. O tumor promove perda importante de massa muscular e óssea, mesmo que a cura esteja determinada. O tratamento também é arriscado, afinal, afeta não só as células cancerígenas, como também as demais, debilitando o corpo e reduzindo a expectativa de vida. De acordo com o estudo, quem já teve câncer tem muito mais chances de reapresentar a doença.

9. Dificuldades com finanças: pode parecer estranho, porém isso demonstra um problema cognitivo. Tal problema tende a se agravar e pode até se manifestar na forma de doenças, como o Alzheimer. Essas debilitações da mente podem se relacionar de diversas formas, comprometendo a expectativa de vida.

10. Problemas com locomoção: em primeiro lugar, dificuldades motoras representam dependência e podem aparecer em decorrência de alguma limitação física ou reflexo de doenças como derrame, paralisia ou Alzheimer. Além disso, normalmente, esses problemas estão ligados a uma redução da massa muscular. Quanto mais massa, maior a capacidade para enfrentar doenças que exijam proteínas. Isso também afeta a expectativa de vida, pois anticorpos são proteicos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Dicas para reduzir o estresse

Como combater o estresse de todos os dias

Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida

Desaceleração da rotina das crianças: saiba mais

Ansioso demais? Psicólogos dão a dica para saber quando é hora de procurar ajuda contra a ansiedade

Como controlar o nervosismo

Por uma vida mais tranquila: conheça os alimentos funcionais que ajudam a combater a ansiedade

Como meditar deitado

Os benefícios da meditação

Guia da meditação em 3 minutos

Ter fé ajuda no tratamento de câncer?

Aprenda a identificar a depressão infantil

7 lugares do seu dia-a-dia perfeitos para meditar

A força da natureza: saiba mais sobre os benefícios dos calmantes vegetais para o seu dia-a-dia

Os benefícios da meditação

Pratique yoga na gravidez e sinta-se renovada

Menos estresse emocional boa memória: aumente seu potencial cerebral

Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida

Saiba como lidar com o estresse nos dias de hoje

Como reduzir o estresse, em 9 passos

Hipnose Condicionativa: novo tratamento para estresse