Qualidade de vida

O que é preciso para tornar a casa segura para idosos

Por Redação Doutíssima 08/10/2014

Todos os anos, uma a cada três mulheres com mais de 65 anos de idade e um a cada três homens de 80 a 84 anos de idade são vítimas de uma queda. O resultado? Fraturas. Com isso, eles podem ter a sua qualidade de vida alterada, retirando sua independência. O indivíduo torna-se mais frágil, e com isso fica difícil deixar sua própria casa segura para idosos.

casa-segura-para-idosos

Ajude os idosos da sua família a terem uma casa preparada para eles. Foto: Shutterstock

Os problemas de saúde e os efeitos colaterais de medicamentos podem aumentar as chances de queda quando uma pessoa tem dificuldade em se locomover. Mas existem algumas pequenas mudanças que são possíveis de ser feitas para tornar a casa segura para idosos e, assim, evitar as quedas. Veja uma lista de pequenos cuidados para garantir a segurança deles.

Como manter a casa segura para idosos

– Crie um ambiente seguro

Caminhe pelos cômodos da casa sempre à procura de potenciais fontes de perigos. Mantenha os tapetes em segurança no chão, para que assim diminua o risco de que o idoso possa escorregar. Para isso, prenda-os com fita dupla face.

Reorganize os móveis, se necessário, para que o seu ente querido possa locomover-se sem esbarrar nas mesas e nas cadeiras. Muitas pessoas mais velhas usam as paredes como apoio para caminhar, por isso, fique atento para objetos como quadros e porta-retratos, que podem estar grudados nelas.

– Mantenha o banheiro à prova de queda

Coloque tiras antiderrapantes na frente da área da banheira, do chuveiro e da pia para manter a casa segura para idosos. Além disso, instale barras de apoio no chuveiro e ao lado do vaso sanitário.

Assentos sanitários mais altos podem ajudar o idoso ter acesso as instalações de forma mais independente e fornecem segurança adicional para aqueles com problemas de visão ou de equilíbrio.

– Deixe os ambientes iluminados

Para ter uma casa segura para idosos, é preciso instalar luzes noturnas nos corredores, quartos e banheiro, para que ele possa andar pelos ambientes durante a noite sem ajuda. Certifique-se que as lâmpadas sejam claras o suficiente para facilitar a mobilidade do idoso, principalmente na cozinha, no quarto e no banheiro.

– Mantenha tudo acessível

Para manter a casa segura para idosos e reduzir os riscos de quedas, coloque os objetos de cozinha, como pratos ou utensílios, em locais mais baixos do que a altura do ombro do idoso. Além disso, pratos de plástico podem ser mais leves para ele levantar e lavar do que a louça pesada de cerâmica ou vidro.

– Cuidado com os móveis

Você precisa se certificar de que as camas e as cadeiras não vão deslizar quando o idoso for sentar ou levantar, especialmente para aqueles que possuem mais fraqueza do corpo. Faça com que haja uma cadeira com braços para ajudá-lo a levantar-se e sentar-se com segurança.

Para a cozinha, escolha uma bancada que seja mais escura do que os armários. O contraste irá ajudá-lo a visualizar o ambiente melhor.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!