Bem-Estar > Qualidade de vida > Slider Home

Passo a passo para mudar de vida: saia da zona de conforto

Por Redação Fortíssima 07/07/2016

Você se sente aprisionada e apática dentro da rotina em que vive? Então está na hora de apostar em uma mudança. De acordo com a psicoterapeuta Maura de Albanesi, esses são os principais indicativos de uma necessidade de se reorientar. O momento de organizar um passo a passo para mudar de vida e colocar o desejo de transformação em prática é agora.

Segundo a especialista, a primeira etapa ao vislumbrar uma mudança positiva é não tomar o passado como referência. “Muitas pessoas nutrem uma vontade de retornar aos momentos do passado, nos quais elas se consideravam felizes. Mas essa esperança que move a transformação não pode estar atrelada ao passado, porque a vida é movimento”, explica.

A dica inicial da psicoterapeuta é a seguinte: foque sua esperança no que você quer daqui para a frente. Os resultados certamente vão aparecer.

Passo a passo para mudar de vida

Mudanças inspiram mais criatividade e produtividade. Foto: iStock, Getty Images

Passo a passo para mudar de vida: aprenda

Mudar de vida não precisa necessariamente ser um processo repentino. Trata-se, na verdade, de um posicionamento que você deve ter. “Precisamos estar cientes de que estamos em um estado de mudança e permanecer abertos ao que é novo”, destaca Maura. Em outras palavras, não é preciso temer as transformações.

Precisamos acreditar que temos a capacidade de lidar com novas situações. A partir daí, é possível implementar desde pequenas até grandes transformações no dia a dia: seja na alimentação, nas formas de lazer, nos hábitos e até na postura diante dos acontecimentos.

“Quando abrimos esse leque de mudanças no dia a dia, notamos o quanto tudo isso é benéfico para a nossa vida e encaramos a mudança com alegria e satisfação. Ela nos motiva”, sustenta Maura. E uma das razões que desperta a vontade de viver é, justamente, saber que podemos mudar nossa rota de vida a qualquer momento. Só depende de nós.

É por isso que a psicoterapeuta indica ficar longe da zona de conforto. É importante se questionar com frequência qual é o próximo passo e o  que a vida ainda reserva. “Isso nos coloca numa pulsão de vida muito forte, que traz mais produtividade e criatividade para nossa trajetória”, enfatiza ela.

Por que abandonar a zona de conforto?

O desconhecido sempre gera medo. É por isso que muitas pessoas preferem viver infelizes do que apostar em uma mudança, já que a novidade assusta. É quando ocorre a acomodação na zona de conforto. Isso é problemático, pois barra a evolução e causa uma sensação de aprisionamento.

Neste momento, conforme salienta Maura, é preciso lembrar que a mudança é o caminho para a evolução e o crescimento. “Depois de romper as barreiras da zona de conforto, aí teremos a sensação de que aprendemos”, aponta a especialista. Por isso, não hesite ou arrume desculpas para permanecer acomodado.

A hora certa para realizar uma mudança é quando você percebe que as coisas não estão do jeito que você deseja, indica Maura. Através de pequenas alterações no dia a dia, você já perceberá a diferença e abrirá espaço para transformações cada vez mais importantes e significativas.

E você, já tem um passo a passo para mudar de vida? Conte para a gente!