Bem-Estar > Motivação

Confira 5 dicas para mudar de hábito e melhorar a rotina

Por Redação Fortíssima 26/01/2016

Está infeliz com a sua rotina e sente que necessita mudar de hábito para voltar a se sentir bem consigo mesmo? Esse pode ser o primeiro passo para mudança, mas será preciso mais do que isso durante a caminhada.

Alterar um comportamento antigo e já enraizado demanda tempo e persistência – o que pode pesar ao longo do processo. O importante é que você seja capaz de entender qual é o seu foco e por que é tão importante chegar até o objetivo.

mudar-de-habito-doutissima-iStock-getty-images

Mudar de hábito ajuda você a melhorar aquilo que costumava fazer mal. Foto: iStock, Getty Images

5 dicas para mudar de hábito

Identificar quais são as insatisfações e quais são os desejos de mudança é o próximo movimento que você precisa realizar. O que você quer mudar? Não são poucas as respostas possíveis.

Se você ainda não está tão confiante assim, confira cinco dicas da psicóloga Kátia Ricardi de Abreu, especialista em Análise Transacional, para mudar de hábito e tornar a sua rotina mais leve.

Avalie os pontos positivos da mudança

Quais são os pontos positivos que a mudança de hábito pode trazer? Liste o que imagina que vai acontecer após alterar sua rotina, quais as vantagens, benefícios e gratificações possíveis para a sua vida.

Segundo Kátia, adotar essa medida pode permitir que se evite eventuais sabotagens. A anotação também funciona como uma tábua salva-vidas quando você estiver desanimado ou prestes a desistir.

Escolha mudanças realistas

Com diz o ditado, não dê um passo maior que a perna. Essa metáfora também pode ser trazida para o dia a dia: escolha mudanças realistas, que realmente pode cumprir. Isso evita frustrações desnecessárias mais tarde.

Tenha motivação pessoal

“As mudanças só ocorrerão se estiverem apoiadas em forte desejo ou motivação pessoal, ou seja, mudar porque alguém quer ou por dever não costuma apresentar resultados”, adverte a psicóloga. Ou seja, a vontade precisa partir de você.

Busque ajuda

Geralmente, a pessoa decide mudar quando não se aguenta mais do jeito que é. Quando percebe, por exemplo, que seus relacionamentos cotidianos são afetados negativamente. O problema, explica Kátia, é que muitas decidem mudar, mas não sabem como, o que fazer, por onde começar.

Já tentaram sozinhas mas não obtiveram resultados – ou ainda têm dúvidas se a mudança é positiva, se é este o caminho. É aqui que surge a importância de contar com apoio de um profissional especializado

Emocione-se

Por fim, emocione-se. As emoções avivam a lembrança e produzem satisfação pessoal. Estar apaixonado pelo que se faz fideliza a mudança de hábito. Busque descobrir como se sente, o que irá conseguir, como sua vida vai melhorar – e permita-se aproveitar os frutos dessa alteração.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!