Qualidade de vida

Aprenda a proteger o seu pet durante os fogos de artifício

Por Redação Doutíssima 18/12/2015

Muitas pessoas apreciam os sons e as luzes piscando de fogos de artifício, mas para os animais de estimação eles podem ser uma experiência horrível e possivelmente perigosa.

Nesses momentos, os pets são capazes de ficar com medo e tentar escapar – não é à toa que durante as festas de final de ano costuma haver um aumento substancial de casos de animais perdidos.

fogos de artifício istock getty images doutíssima

Fogos acionam os sistemas nervosos e podem deixá-los ansiosos ou com medo. Foto: iStock, Getty Images

Impressionante para humanos, aterrorizante para pets

Alguns animais não têm problema algum ao visualizar e ouvir sons de fogos, mas para a maioria dos cães e gatos essa é uma experiência estressante. Para os cachorros os ruídos altos acionam seus sistemas nervosos e podem deixá-los ansiosos ou com medo. Fugir do barulho é um instinto de sobrevivência.

Para o seu pet a experiência com fogos de artifício é diferente de ruídos altos naturais, como os emitidos por um trovão. É que os fogos estouram mais perto do chão e são mais vibrantes, além de serem acompanhados por flashes e cheiros.

Vale lembrar que os animais experimentam o mundo através de seus sentidos – olfato, visão e audição. Quando há fogos em excesso, o cão experimenta o mesmo tipo de resposta que você tem quando é surpreendido com ruídos altos.

De acordo com uma pesquisa feita em parceria entre a Small Animal Veterinary Association e a Universidade de Liverpool, é possível obter ajuda veterinária para fobias de ruído. Porém, quando os donos buscam esse apoio pode ser tarde demais.

Os dados mostraram que de 100 mil consultas veterinárias que ocorreram entre setembro de 2012 e julho de 2014, 75% delas diziam respeito à fobia relacionada com fogos de artifício. Mas metade esperou até a semana anterior ao evento, o que não tornou eficaz o tratamento em razão do tempo reduzido para identificar as melhores opções.

Fogos de artifício: como proteger o seu cão

Começando cedo é possível reduzir a sensibilidade de cães e gatos ao som de fogos. Se você sabe que eles serão intensos nas festas de final de ano, inicie desde já a preparação. Confira algumas dicas:

– Está com tempo? Tente deixar o animal de estimação ouvir sons altos como fogos para que eles possam se acostumar com isso. Basta colocar um vídeo ou somente o som.

– Mantenha o pet dentro de casa durante esses eventos. Feche janelas, cortinas e ligue a TV ou rádio para abafar um pouco o ruído. Como alguns animais tornam-se destrutivos quando assustados, certifique-se de remover todos itens que estiverem ao alcance dele.

– Identifique-o. São comuns as fugas nessa época e nunca é demais estar preparado. Coloque um colar com uma etiqueta gravada e informações de contato, ou então um microchip. Essa medida pode ser útil caso ele fuja.

– Consulte um veterinário. Há medicamentos homeopáticos capazes de aliviar a ansiedade. Além disso, é possível obter um difusor de feromônios que muitos sugerem ser eficazes para acalmar os animais de estimação ao longo do ano – não só com fogos, mas também em situações de tempestade.

– Muitas vezes isso é inviável, mas se for possível uma boa dica é não deixar o animal de estimação sozinho. Leve-o com você para celebrar as festas de final de ano.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!