Gestante > Gravidez e Filhos > Slider Home

Como minimizar as varizes na gravidez

Por Tatiana Barros 07/12/2016

O inchaço e as varizes na gravidez são incômodos comuns às mulheres, durante essa época em que a mulher sofre com as mudanças hormonais. E durante o verão isso tende a piorar, uma vez que o calor dilata as veias superficiais e torna as pernas pesadas e dolorosas.

Confira dicas para reduzir as varizes na gravidez. (Foto: Istock)

Confira dicas para reduzir as varizes na gravidez. (Foto: Istock)

Dicas para minimizar as varizes na gravidez

Segundo a cirurgiã vascular e angiologista Dra. Aline Lamaita, dois fatores principais colaboram para o surgimento de varizes em gestantes: “O primeiro fator é hormonal, já que a progesterona aumenta a dilatação de todas as veias do organismo. Além disso, o crescimento do feto eleva a pressão nas veias das pernas”. A especialista explica ainda que as estações mais quentes do ano provocam alteração na circulação, já que os vasos sanguíneos passam por uma vasodilatação para favorecer a transpiração e equilibrar a temperatura do organismo estável.

Para minimizar o problema nas gestantes, uma recomendação é o uso de meias de compressão a partir do segundo mês de gravidez. “O ideal é colocar pela manhã e tirar apenas na hora de dormir”, indica.

Confira outras dicas para aliviar o problema, segundo a angiologista:

• Controle o ganho de peso durante a gravidez;
• Antes de deitar, faça alongamentos para melhorar as câimbras;
• Beba bastante líquido;
• Use meias elásticas;
• Tente dormir de lado, de preferência o esquerdo (isso tira o peso do útero de cima da Veia Cava, liberando a circulação das pernas e melhorando o fluxo de sangue para a placenta);
Pratique atividade física regular, de acordo com a indicação do seu médico obstetra;
• Faça drenagem linfática manual para ajudar na retenção de líquido.

Se mesmo seguindo essas orientações a gestante sentir uma piora no quadro, segundo a médica, não precisa se desesperar: “Grande parte do problema é reduzido depois do nascimento do bebê. Por isso existe a recomendação de esperar, pelo menos três meses, após o parto, o retorno do útero ao seu tamanho original para cogitar qualquer tratamento para varizes ou vasinhos”.

Passado esse período, a angiologista indica uma avaliação completa da circulação, para que assim possa ser definido o melhor tratamento a ser feito. “E essa é a parte fácil: fazer aplicação, cirurgia de varizes, enfim, o melhor tratamento para cada caso, porque as mulheres precisam de pernas em ordem para enfrentar a parte mais difícil e com certeza a mais gostosa de ser mãe”, diz.

Confira as mudanças que a gestante sofre em cada fase da gravidez:

Primeiro trimestre: “A barriga ainda não aparece, mas os hormônios já estão à flor da pele. O aumento da progesterona pode causar uma flacidez das veias o que pode levar a inchaço, dor nas pernas, tonturas e sensação de queimação”, comenta a médica.

Segundo trimestre: “A barriga ainda não está muito grande, o corpo já se adaptou ao aumento da volemia e variação hormonal. É uma fase mais tranquila, quando só é comum a queixa de câimbras à noite”, explica.

Terceiro trimestre: “A barriga atinge seu apogeu e junto com ela existe uma compressão importante da Veia Cava (dentro da barriga). Isso prejudica o retorno do sangue das pernas. Quanto maior for o ganho de peso durante a gestação, mais sofrido será esse período. Apesar de termos essas diferenças entre as fases da gestação, há pacientes que apresentam manifestações gravíssimas, com piora das varizes, tromboflebites, trombose, e por outro lado, há aquelas que não têm qualquer complicação”, finaliza.

E você sofre ou já sofreu com varizes na gravidez? Para saber mais sobre gestante, não deixe de acompanhar o nosso site.