Exercícios > Fitness > Slider Home

As dez principais tendências fitness para 2017

Por Tatiana Barros 29/12/2016

É cada vez mais crescente a preocupação em manter uma boa qualidade de vida, privilegiando especialmente uma alimentação equilibrada e a prática regular de atividades físicas. E para quem deseja inserir esses hábitos saudáveis no seu dia a dia, já pode começar a escolher qual exercício físico passará a fazer parte da sua rotina no próximo ano. Para te ajudar nisso, o Colégio Americano de Medicina do Esporte divulgou seu ranking com as principais tendências fitness para 2017.

Confira as principais tendências fitness para 2017. (Istock)

Confira as principais tendências fitness para 2017. (Istock)

Principais tendências fitness para 2017

Para chegar às modalidades escolhidas, a instituição contou com a opinião de mais de 1800 especialistas da área. Confira o que promete ser hit no mundo fitness em 2017:

1) Dispositivos eletrônicos

Pelo segundo ano consecutivo, a tecnologia wearable ficou em primeiro lugar no ranking. Os aparelhos podem ser desde pulseiras que medem a frequência cardíaca a aplicativos capazes de montar percursos de corrida. “A tecnologia é agora um must-have nas nossas vidas diárias. Os dados de saúde captados pelos wearables podem ser usados para informar o utilizador sobre seu nível de aptidão atual e ajudá-lo a fazer escolhas de estilo de vida mais saudáveis”, disse o Dr. Walter R. Thompson, da FACSM, o principal autor da pesquisa e diretor na Faculdade de Educação e Desenvolvimento Humano em Georgia State University em Atlanta.

2) Treinamentos funcionais

Os treinos funcionais substituem os aparelhos de academia pelo próprio peso corporal. A proposta é reproduzir desde alguns movimentos e atividades simples do cotidiano até os mais complexos, trabalhando diferentes capacidades físicas como a força, flexibilidade, equilíbrio, coordenação e resistência.

3) Exercício intervalado de alta intensidade

O High-Intensity Interval Training (HIIT) é uma modalidade que intercala picos de muita intensidade com outros de atividades mais leves e até de descanso. Estes programas de exercícios geralmente são realizados em menos de 30 minutos.

4) Profissionais experientes e certificados

O ranking reforça a importância de procurar profissionais capacitados certificados por meio de programas credenciados pela Comissão Nacional de Agências Certificadoras (NCCA) para que possam criar um plano de exercícios adequado ao seu perfil, necessidades e objetivos. ACSM é uma das maiores e mais prestigiadas organizações de certificação de fitness do mundo.

5) Treino de força

Os exercícios de força são aqueles que têm como objetivo fortificar os músculos, como a musculação tradicional. Embora não sejam novidades, é cada vez mais comum estudos que evidenciam os seus benefícios.

6) Treinos em grupo

Exercícios em grupos, com orientações de instrutores capacitados, são boas alternativas para motivarem pessoas que não têm o hábito de praticar atividades físicas. São cada vez mais comuns grupos de corrida, de ciclismo, meditação, patins e diversas outras.

7) Movimentação como tratamento médico

Segundo a pesquisa, será cada vez mais comum que médicos receitem atividade física como parte de planos de tratamentos de diferentes tipos de doença.

8) Yoga

Embora seja uma atividade milenar, essa é uma tendência cada vez mais forte, especialmente em uma época em que há grande preocupação com a saúde mental. O yoga utiliza uma série de posturas corporais específicas praticadas para a saúde e relaxamento.

9) Treinamento com personal

Diante da busca por atividades mais individualizadas, o treino personalizado também ganha mais espaço.

10) Exercícios para emagrecer

Programas que focam em exercícios regulares e na restrição calórica para uma perda de peso têm conquistado um grande número de adeptos.

Gostou das tendências fitness para 2017? Qual você gostaria de inserir na sua rotina de exercícios diários no próximo ano? Para mais dicas fitness, não deixe de acompanhar o nosso site!