[the_ad_group id="16403"]
Exercícios

Saiba como perder a gordura nas costas

Por Redação Doutíssima 30/12/2014

 

Ao colocar o sutiã, o biquíni ou até mesmo um vestido ou uma blusa mais justa ela aparece. A gordura nas costas é inimiga de muitas mulheres.

Como todos os outros tipos de acúmulo de lipídios, a gordura nas costas surge não apenas quando a pessoa registra aumento de peso, mas também como efeito de modificações hormonais, especialmente na puberdade e após a gravidez.

gordura nas costas

Exercícios físicos e reeducação alimentar agem na eliminação das indejáveis gorduras. Foto: iStock, Getty Images

 

Gordura nas costas e o sedentarismo

O acúmulo de gordura nas costas também pode estar associado a sedentarismo, má alimentação e, por fim, à herança genética. Os meios não-cirúrgicos de redução da gordura nas costas incluem reeducação alimentar e a conjunção de exercícios aeróbicos e focalizados à região.

Trabalhos de força e resistência, como treinos funcionais e pilates, podem, da mesma maneira contribuir à melhoria muscular, logo à eliminação da gordura nas costas.

A drenagem linfática, as massagens modeladoras e os recursos como a termoterapia, o ultrassom e endermologia são também, por fim, algumas alternativas no combate a pneuzinhos lombares e dorsais. Para que a pessoa sinta algum efeito, no entanto, é preciso que realize pelo menos 20 sessões de uma das técnicas escolhidas.

A readequação da dieta é sempre o primeiro passo quando se quer administrar o peso e melhorar as curvas. Eliminar frituras, embutidos e produtos açucarados, e inserir frutas, verduras e proteínas no cardápio são medidas essenciais. De igual modo, ingerir água em abundância e quantidades importantes de chá verde pode auxiliar na manutenção do peso.

Reduzir o espaçamento entre as refeições igualmente colabora na regulação do mecanismo de reserva de gordura do organismo, que, ao ser alimentado com mais frequência, deixa de tentar armazenar desesperadamente energias.

Treinos de alta performance como corrida, bicicleta, pular cordas e até polichinelo são recomendados para acelerar a queima de gorduras do corpo como um todo. Praticados por pelo menos duas vezes na semana, colaboram à diminuição do peso corporal.

Exercícios localizados contra gordura nas costas

Quando associados a exercícios localizados, são grandes aliados na luta contra a persistente gordura nas costas. Para quem prefere esportes de menor impacto, a natação é mais uma alternativa já que ativa todas as regiões do corpo, inclusive as costas, que são fortalecidas.

 

Na academia de ginástica, a gama de exercícios que favorecem a redução da gordura nas costas é ampla. Mesmo assim, os mais aconselhados são o pulley frente e a remada sentada, que trabalham o fortalecimento das costas como um todo.

 

Repetições com halteres são da mesma maneira indicadas. O ideal é pedir orientação de um educador físico. Em geral, as séries com pesinhos não priorizam a carga, mas o número de levantamentos, visto que a ideia é ‘gastar’ a energia concentrada na região e não incrementar o volume de massa.

Em casa, a dica é investir em abdominais oblíquos, pois fortalecem a musculatura lateral da barriga, o que pode trazer efeitos também às costas. Não menos importante é atentar para o fato de que manter a postura correta é essencial na estética do abdômen e das costas – inadequações posturais podem favorecer o acúmulo de gordura na região.

Portanto, a avaliação de um fisioterapeuta ou quiropraxista pode ser de grande valia ao decidir-se por suprimir os incômodos pneuzinhos nas costas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


[the_ad_group id="16349"]
[the_ad_group id="16404"]