Exercícios > Fitness

Conheça o Strong funcional, a nova modalidade fitness

Por Tatiana Barros 13/12/2017

O verão está chegando e com ele a época oficial das academias cheias de pessoas em busca de um corpo malhado para exibir na estação mais quente do ano. Com isso, surgem também novas modalidades fitness, para quem deseja sair dos exercícios repetitivos da musculação. E a aula que promete ser o hit dessa temporada é o Strong funcional.

Strong funcional

Strong funcional promete ser o hit das academias nessa temporada. Foto: Getty/ Images

O que é o Strong funcional?

Essa é uma modalidade que foi desenvolvida a partir do mix de duas técnicas: Strongman e circuitos funcionais. A ideia do Strongman é fazer com que o praticante levante e arraste diversos objetos, como pneus, troncos, cilindros e, até mesmo, carros. Para isso, é preciso muita força e resistência. Já no treinamento funcional, o aluno realiza sequências de exercícios sobre bolas e pranchas e, por isso, desenvolve a flexibilidade, sua coordenação motora e melhora a respiração.

Durante as aulas de Strong funcional, que têm duração entre 45 e 60 minutos, são propostos exercícios que unem essas duas técnicas e, por isso, a modalidade é vista como mais completa, proporcionando alta queima calórica e hipertrofia (que é o ganho de músculos).  Os treinos são compostos ainda de exercícios clássicos como supino, agachamento e dead lif.

As aulas são organizadas por blocos, que combinam de dois a quatro exercícios cada. Entre esses blocos, há um tempo de descanso, que varia de acordo com o condicionamento e objetivo do aluno. Mesmo as aulas que são feitas em grupo são individualizadas, desta forma é possível montar um treino de acordo com cada aluno, o que permite que até mesmo os iniciantes possam praticar.

A recomendação é que os treinos sejam feitos, pelo menos, duas vezes na semana e, em um mês já é possível sentir os primeiros resultados. Para isso, a frequência é muito importante.

Além de trabalhar a força em todos os grupos musculares e o condicionamento físico, o Strong funcional ainda possibilita uma melhor qualidade de vida, o que envolve redução de estresse e ansiedade, elevação da autoestima e mais sociabilidade.

Diferenças do Strong funcional em relação ao crossfit

Em um primeiro momento, você pode achar o Strong funcional parecido com o crossfit. Embora os dois usem pesos livres e trabalhem exercícios funcionais, há algumas diferenças bem significativas. Enquanto a primeira modalidade é baseada em circuitos personalizados, de acordo com o perfil do praticante, o segundo é formado por uma série de exercícios em que todos os alunos devem seguir, independentemente do objetivo ou nível. A composição das aulas e exercícios também são diferenciados e isso depende também do profissional que monta o programa.

Dicas

O que você acha de testar essa nova modalidade? Lembramos sempre de que é imprescindível se consultar com um médico antes de iniciar qualquer nova prática física. Faça todos os exames necessários para identificar suas deficiências e objetivos e saber se a atividade escolhida é a melhor opção para o seu perfil. Conte ainda com a ajuda de um profissional de educação física especializado, que monte um programa personalizado para você. E, claro, não abra mão de uma alimentação saudável e balanceada.